Mauricio Galian assume a vice-presidência da HDI

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Sonho Seguro

pixabay pixabay

O diretor executivo de Produtos e de Resseguros Mauricio Galian assume a partir deste mês a vice-presidencia da HDI Seguros. Com a saída de Fábio Leme, depois de 11 anos na seguradora alemã, o cargo passa a acumular as funções antes desempenhadas pelos dois. Ou seja, Galian segue com suas funções de produtos e resseguros e também assume Digital, Pricing, Analytics, Atuarial, Estatística e Performance, Juridico, Operações e Sinistros.

“A vice-presidência volta a centralizar as atividades técnicas e de sinistros e terá a importante responsabilidade de continuar os caminhos iniciados de diversificação, inovação e adequação dos nossos produtos para nova realidade do setor de seguros”, informou Galian ao blog Sonho Seguro.

Galian chegou durante a pandemia, em setembro de 2020, na HDI, que tem como mantra ser uma empresa humana, digital e inovadora. “Quando cheguei, todos nós achávamos que a pandemia estava acabando. Agora torcemos para que o governo consiga grande sucesso com o plano de vacinação, para quem sabe até maio consigamos voltar com parte das pessoas no presencial. Claro que todos se adaptaram ao home office, mas todos sabemos também que estar junto faz a diferença em diversas áreas, como criatividade”, comentou.

O executivo atua em seguro há 35 anos, passando pelas mais diversas áreas, como técnica, sinistros, operações, resseguro entre outras, dos mais variados segmentos, especialmente auto e massifcados. “Minha expectativa é colaborar com os projetos de melhoria de performance, gerando ainda mais diferenciais para a seguradora em relação às experiências dos clientes e corretores”, afirmou.

A estratégia da HDI para 2021 segue o ritmo já dado de diversificação da companhia, que sempre teve tradição em automóvel. Nos últimos anos, a seguradora ingressou em residencial e empresarial. “Agora é reforçar a diversificação com serviços e produtos nos segmentos vida, transporte, máquinas e também se preparar para entrar em agronegócios em 2022”, conta Galian.

Nos últimos três anos, a HDI tem trabalhado intensamente em digitalização de processos e desenvolvimento de novos produtos, criando um grande ecossistema de parcerias e oportunidades que permitem a diversificação e o aumento da área de atuação da companhia. Criou uma joint venture com o Santander para lançar a seguradora digital Santander Auto, autorizada pela Superintendência de Seguros Privados (Susep) em janeiro de 2019 e foi considerada um case de sucesso já no primeiro ano de funcionamento.

Em setembro de 2020, HDI e Icatu lançaram o primeiro produto da parceria anunciada em fevereiro de 2019. A Icatu Seguros é responsável pelo desenvolvimento de produtos exclusivos, emissão de apólices e atendimento ao consumidor, garantindo a melhor experiência do cliente no pós-venda, assistências e sinistros. Já à HDI compete a distribuição, por meio de sua força comercial, que inclui filiais e escritórios em todas as regiões do País e mais de 23 mil corretores integrados.

Diante do sucesso desta estratégia de parcerias, a HDI está em conversas com um parceiro para explorar o mundo do agronegócio. “Certamente novas parcerias assim serão negociadas neste ano”, aposta. A mais recente novidade é o produto One Click, que é a cotação do seguro de auto com apenas três informações do cliente, o que substitui aquelas mais de 15 perguntas feitas até então por todo o setor. “Esperamos que este produto ganhe força neste ano. O projeto piloto começou em 20 de dezembro, com um parceiro de negócio importante, que tem uma rede de vendedores expressiva. Eles estão muito animados com a experiência, que traz uma boa jornada tanto para o corretor como para o consumidor”, garantiu.

Além da inovação e maior diversificação da carteira de negócios, faz parte da pauta da seguradora, assim como de todo o mercado segurador, uma revisão geral de subscrição de riscos e de processos. O balanço de 2020 está previsto para ser divulgado no final de fevereiro. Segundo Galian, o resultado do ano passado está dentro do que foi acordado com os acionistas.

“Queremos crescer em market share, mas temos o desafio do ganho operacional. Com a redução da Selic, a taxa básica de juros da economia brasileira, todos nós precisamos de avanços operacionais para compensar a queda do ganho financeiro obtido com a aplicação das reservas no mercado financeiro. Temos de rever custos. Gastar somente o necessário. O que não é, fica para um segundo plano. E fazer revisões de subscrição, negociar com fornecedores”, citou.

O executivo, formado em Marketing pela Universidade Paulista (UNIP), tem especialização em Matemática Financeira pela Fundação Getúlio Vargas e MBA em Gerenciamento Avançado pelo IESE Business School, de Navarra (Espanha). Iniciou sua carreira na Paulista Seguros e ocupou importantes funções, como diretor técnico, diretor de Sinistros e Diretor de TI, Operações e Pós, em seguradoras como AGF, Liberty, BBMapfre e Mapfre.