Brasil,

Legado de uma Pandemia: Um mundo mais sustentável pede mudanças de consumo

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Ana Rios
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Crise mundial aumentou consciência de consumidores e é desencadeadora por novos hábitos que prometem perdurar

A pauta sustentabilidade nunca esteve tão em voga em discussões como após esse ano tão complexo que passou. 2020, um período marcado por pandemia e crises sanitária e financeira, despertou na sociedade a preocupação com as nossas atitudes e nossa forma de consumir os recursos naturais. Samuel Myers, pesquisador de saúde planetária na Universidade Harvard, nos Estados Unidos, afirma que a capacidade de mudança coletiva de comportamento demonstrada durante a crise da covid-19 pode ser um passo para "grande virada" na questão do clima.

Na pandemia, as pessoas passaram mais tempo dentro de casa e, por consequência, a quantidade produzida de lixo aumentou. De acordo com pesquisa da Associação Brasileira de Empresas de Resíduos Especiais (Abrelpe) e pela Associação Internacional de Resíduos Sólidos no Brasil (ISWA), a coleta de materiais recicláveis aumentou entre 25% e 30%, mas boa parte do lixo recolhido têm sido encaminhado para os aterros sanitários. Apesar disso, é o lixo orgânico que representa mais de 50% do que é despejado lá. Além de separar o lixo reciclável, também podemos aproveitar o resíduo orgânico em casa através da compostagem.

"A compostagem é um processo biológico de transformação de resíduos orgânicos em adubo pela ação de microrganismos, principalmente bactérias", explica Rafael Zarvos, especialista em Gestão de Resíduos Sólidos e fundador da Oceano Resíduos.

Para quem está começando, ele deixa duas dicas: comprar uma composteira doméstica ou fazer o próprio vaso-compostor. O primeiro método utiliza minhocas, e o segundo método utiliza matéria seca, mas ele garante que nenhuma das duas opções libera odor. Dessa forma, se transforma lixo em alimento ao invés de ter o mesmo resíduo liberando toxinas que prejudicam o meio ambiente em aterros sanitários.

"Estamos atravessando um momento ímpar onde podemos observar a quantidade de resíduos que geramos em nosso dia a dia. É a oportunidade de começarmos a repensar os nossos hábitos. A compostagem, somada à separação dos resíduos recicláveis, contribui para fecharmos o ciclo", reforça Zarvos.

Ainda sobre hábitos que aumentaram durante o isolamento social, o cultivo de hortaliças em casa também cresceu exponencialmente no ano passado e essa tendência segue firme para quem começou a ter uma horta em casa, atraindo também novos interessados.

"Existem várias motivações para se ter uma horta em casa que vão desde ter alimentos extremamente frescos disponíveis para consumo, utilizar essa atividade como ferramenta de conhecimento, conexão com a natureza e até mesmo como terapia", explica Diana Werner, presidente da ISLA Sementes.

Diante dessa tendência, a ISLA, que lançou o primeiro Clube de Assinatura de Sementes do Brasil em 2019, readequou a entrega das sementes de sua curadoria, fazendo com que a assinatura de cada plano seja enviada uma vez ao ano, e assim, reduzindo impactos ao meio ambiente. Além disso, aumentou o leque de opções para os mais diversos formatos de horta em casa, tendo como opções assinaturas para plantio em varandas e jardins, vasos e floreiras e microhortas.

Outro destaque sobre a consciência do consumo, são as mudanças no mercado têxtil. O setor da moda é um dos que mais utiliza recursos naturais no planeta, a fabricação de novas roupas aumenta a emissão de CO2, além de deixar cada vez mais escassas as matérias-primas retiradas do meio ambiente. Como uma opção sustentável, o mercado de segunda mão vem ganhando espaço, ultrapassando o Fast Fashion. "Um mesmo vestido pode contar diversas histórias e ainda salvar o meio ambiente, reduzindo 79% de emissão de gases poluentes no mundo", explica Carol Esteve, fundadora da plataforma Buy My Dress, a primeira marca e-commerce de vestidos second hand do Brasil. Segundo dados levantados em uma pesquisa encomendada pela americana Thread Up, peças de segunda mão podem reduzir a emissão de 7.3 bilhões de CO2, somaria um equivalente de 94.6 bilhões de litros de água economizados e evitaria o desperdício de 204kg milhões de matéria-prima.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar