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Férias coletiva e todo mundo vira blogueirinho. Aprenda como não prejudicar sua reputação

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Ludmila Baldoni
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Férias coletiva e todo mundo vira blogueirinho. Aprenda como não prejudicar sua reputação

STORIES E POSTS PODEM FAZER MÉDICOS E PROFISSIONAIS DA SAÚDE PERDEREM RESPEITO, CREDIBILIDADE E CLIENTELA

De acordo com especialista em Marketing médico, fotos e vídeos em aglomerações (no meio da pandemia) de roupas de banho ou com bebidas alcoólicas podem manchar a imagem dos profissionais da saúde.

Num mundo cada mais vez mais tecnológico, no qual o online está presente nas mais variadas ações cotidianas (procurar tutorais no Youtube, aplicativo com mapas para encontrar rotas, indicações de restaurantes, amigos online), é preciso saber onde, como e o que divulgar. Pense bem: uma pessoa que precisa de uma informação, atualmente, pergunta para um amigo ou pesquisa no Google? Na área médica, então, isso é ainda mais recorrente.

Dessa forma, o setor da saúde que sempre teve muita dificuldade em estar inserido na era digital, nos últimos anos e principalmente agora, durante a pandemia sentiu os impactos que as redes sociais podem fazer nas clínicas e nos consultórios médicos, principalmente porque muitos profissionais aderiram a esses canais de comunicação como forma de informar e automaticamente divulgar seu trabalho e consolidar sua marca.

No entanto é preciso se atentar a alguns riscos. “As redes sociais podem e devem ser utilizadas para gerar maior visibilidade, credibilidade e relacionamento entre paciente e médico, porém, tudo o que é publicado no online gera impactos no offline, sejam eles positivos ou negativos” – comenta a especialista em marketing médico, Maeve Nóbrega.

Os médicos precisam lidar com algumas restrições em relação a privacidade dos pacientes, com o fato de não veicular nenhuma informação incorreta (fake news) em suas redes e claro, manter uma imagem pública condizente com sua profissão “No geral, é possível deduzir a maioria das precauções necessárias usando o bom senso” – pontua.

A expert em marketing médico destaca ainda que principalmente agora, durante as festas de fim de ano os profissionais que utilizam redes como Facebook, Instagram, TikTok, entre outras, precisam ter atenção redobrada. “Profissionais da saúde promovem saúde, segurança e vida e é isso que os pacientes precisam enxergar, sendo assim, postar fotos no meio de uma aglomeração, com bebidas ou fotos com foco no corpo e não na saúde podem manchar a reputação do profissional”.

A solução nesse caso é configurar dois perfis nas redes sociais: um particular e fechado apenas para a família e amigos mais próximos, e outro profissional para os pacientes e público em geral. “É preciso ficar atento, já que qualquer erro ou declaração incorreta pode ser muito difícil de apagar. É até possível apagar um post mal formulado, mas talvez seja tarde demais; ele pode ter sido compartilhado via capturas de tela ou outros meios, sendo assim, se o profissional deseja mais autonomia, o ideal é separar as suas redes sociais e mesmo assim, nunca deixar o bom senso de lado” – aconselha Maeve.

Sobre Maeve Nóbrega:

Com experiência em Estratégias de Marketing, Publicidade e Comunicação Empresarial, Maeve Nobrega é graduada em Publicidade e Propaganda com Especialização em Marketing, MBA em Gestão Empresarial e Gestão de Projetos pela FGV. CEO e CMO da empresa Marketing e Valor, que orienta médicos, profissionais da saúde e empresas no posicionamento estratégico e aconselhamento de marketing, implantando estratégias para o desenvolvimento da reputação e conquista de clientes/pacientes potenciais.


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