5 dicas para você melhorar suas vendas de final de ano
Crédito Divulgação
Mesmo esse sendo um ano de crise, as vendas de final de ano podem ser excelentes
Independentemente da situação econômica atual no Brasil e no mundo, o final do ano é sempre um momento de esperança. As férias trouxeram mais vitalidade à economia e aumentaram a demanda por serviços e produtos. Para se destacar no novo ambiente, você precisa estar preparado e focar nos resultados, principalmente na satisfação total do cliente.
Para ajudar sua empresa a aproveitar ao máximo a alta temporada e conquistar melhores lucros, o consultor de negócios Eli Cintra listou 5 dicas para você impulsionar suas vendas de final de ano. Veja quais são!
1. Investir na capacitação da equipe
O primeiro passo para alcançar bons resultados no final do ano é ter uma equipe qualificada e preparada para atender à exigência do mercado. Para isso, é fundamental que os empresários invistam na equipe, principalmente na equipe de vendas, ministrando treinamentos e palestras sobre como se comportar e trabalhar na alta temporada. Lembre-se de que funcionários treinados são mais capazes de atender às necessidades do cliente e, assim, fechar negócios e vendas com mais eficácia. Dessa forma, você pode melhorar as vendas e os lucros. O Especialista Eli ressalta que empresas que praticam de forma constante e sistemática a capacitação dos colaboradores obtém resultados mais expressivos durante todo o ano e aproveitam melhor os períodos de sazonalidade.
2. Defina suas metas de venda
Quais são as metas de venda para o fim de ano de 2020? Para ter sucesso nas vendas, você precisa ter esse número bem definido. Essa é uma maneira fácil de aumentar as vendas de final de ano de uma empresa. Definir a meta que uma empresa deseja perseguir é uma forma de motivar todos os funcionários e melhorar o desempenho da empresa.
3. Verifique como está seu estoque (capacidade de atender novos clientes)
Um vendedor profissional também precisa se preocupar com a capacidade da sua empresa de absorver novos clientes. Imagina que as vendas no final do ano irão aumentar, você tem estoque suficiente para oferecer para o cliente? Sabe se a esteira de entrega permite realizar o serviço no tempo esperado? Não existe nada mais frustrante para um cliente que passar por todo processo de compra e, apenas no final, descobrir que terá que esperar até ter o produtoqserviço. Além disso, nesse tempo as entregas precisam ser rápidas, pois, muitas vezes, o consumidor deixa para fazer a compra na última hora, mas precisa do produto para antes do Natal. Por isso, antes de começar uma venda, tenha certeza de que o produto está no estoque.
4. Entenda seu cliente
Estamos passando por um momento de crise de saúde e financeira. Com isso, as comemorações de fim de ano acabam sendo um refúgio para todos. Então, as compras de fim de ano não devem ser mais um momento de estresse. Entenda a dor desse cliente, o que ele precisa e o que você pode oferecer a mais para ele. Saiba fazer as perguntas certas e seja certeiro nas dicas. Também, é muito importante responder seu cliente em tempo real. Não deixe para passar orçamentos depois de dias.
5. Atendimento e pós-venda
Não importa se o canal está online ou offline: ele precisa ser mantido em todos os sentidos. Invista em uma equipe bem treinada para vendas e pós-atendimento. Atrair e construir fidelidade está bem aqui. Além disso, fazer pesquisas de opinião com seus clientes para entender sua satisfação ou não é muito importante. O vendedor profissional que seguir essas dicas, com certeza terá sucesso em suas vendas. Acompanhe nosso blog para conferir mais dicas para alavancar seus negócios.
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