Brasil,

Pessoas engajadas são mais inovadoras e lucrativas para as empresas

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Erika Torres
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros

pixabay pixabay

De acordo com o Great Place to Work® colaboradores felizes e autoconfiantes são 12% mais produtivos e proporcionam um retorno financeiro três vezes maior

Alto nível de inovação e de confiança também são pilares fortes entras as melhores empresas

Ao longo dos mais de 25 anos de atuação e aplicação de pesquisas de clima, o Great Place to Work® (GPTW) chegou a dados importantes, que comprovam o quanto o melhor lugar para trabalhar pode ser uma excelente estratégia para o negócio.

Dados do último estudo sobre as Melhores Empresas para Trabalhar no Brasil revelaram o alto nível de inovação e de confiança das companhias participantes do ranking. Observou-se que as empresas premiadas estão 3 vezes a frente no estágio acelerado de inovação do que as não premiadas.

Em média, cada empresa recebeu 1.334 sugestões de funcionários, sendo que 58% foram colocadas em prática, gerando um ganho de R﹩ 207 milhões por organização. Vale destacar que 87% das melhores empresas de 2020 possuem alguma prática para receber sugestões vindas de colaboradores.

Excelentes lugares para trabalhar inspiram confiança da equipe também. 58% dos respondentes têm muita confiança na alta liderança e 36% afirmam ter confiança suficiente.

Engajamento lucrativo

Para engajar os colaboradores é fundamental que a empresa faça um acompanhamento contínuo das equipes, entendendo o grau de envolvimento com as atividades e o significado do trabalho em suas vidas. Dessa forma é possível promover um ambiente acolhedor e empático, que priorize o bem-estar, a valorização e as oportunidades de crescimento.

Esses são os principais fatores motivacionais, por isso, é fundamental ter uma cultura forte de engajamento. Confira alguns benefícios diretos do engajamento:

Rotatividade três vezes inferior ao restante do mercado - quando estimuladas, as pessoas tendem a permanecer no trabalho;

Retorno financeiro três vezes mais atraente para acionistas - colaboradores felizes e autoconfiantes são 12% mais produtivos;

Elevação da confiança interna e do engajamento - a comunicação entre líderes e colaboradores, com feedbacks bem construídos ajuda a elevar o nível recíproco de confiança e engajamento.

Para Roberto Mosimann, diretor executivo da regional Rio de Janeiro do GPTW, nos últimos anos várias empresas vem se aproximando da consultoria, tanto por fortalecimento de marca como para melhoria nos processos de gestão das empresas. "A importância desta aproximação é que, com a incorporação da nossa metodologia, todos ganham, a empresa, as pessoas e a sociedade", explicou Roberto.

O que é engajamento de funcionários?

A relação que o profissional estabelece com a empresa onde trabalha e desenvolve suas atividades e que abrange camadas afetivas e emocionais, além do vínculo empregatício, pode ser chamada de engajamento.

Colaboradores engajados têm comportamento de dono, participando das atividades e decisões da empresa com maior entusiasmo e senso de pertencimento. Eles defendem a empresa, os projetos e as atividades com propriedade, pois acreditam que estão no melhor lugar para trabalhar.

O engajamento desenvolve nos profissionais um desejo genuíno de entregar excelência e eficiência no trabalho. Acordar cedo e cumprir a jornada, chegando a ultrapassar o limite de horas, costuma não ser um problema para quem trabalha em um ambiente saudável e feliz.

Sobre o GPTW®

O Great Place to Work® é uma consultoria global que apoia organizações a obter melhores resultados por meio de uma cultura de confiança, alto desempenho e inovação. Presente em empresas de 109 países, tem aplicado pesquisas nos últimos 25 anos e anualmente coleta dados de mais de 10 mil empresas e 12 milhões de funcionários. O GPTW oferece consultoria para empresas que querem as pessoas no centro de sua estratégia de negócios. Além disso, certificam e reconhecem os melhores ambientes de trabalho em 109 países ao redor do mundo. Saiba mais: https://gptw.com.br/

Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:

Security code Atualizar