Brasil,

Quais as vantagens para a marca empregadora em investir em uma demissão mais humanizada?

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Daniela Costa
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Quais as vantagens para a marca empregadora em investir em uma demissão mais humanizada?

Por Fernanda Medei, da Medei

A demissão não é um caminho fácil para a empresa e para quem é demitido. O misto de emoções no ato da demissão, pode provocar desde crises de choro até discussões. Em uma rápida pesquisa nas mídias sociais buscando pelo assunto "demissão" revela uma grande quantidade de postagens sobre relacionamentos ruins quanto demissões mal feitas, isso gera um prejuízo para o time que fica, mas também para marca empregadora e muitas vezes para marca consumidora.

Existem empresas que cuidam do seu employer branding e estão atentas ao fato de que seus funcionários têm uma grande influência no mercado, seja na manutenção da imagem da empresa quanto na atração de novos talentos. Tanto que podemos acompanhar um ranking de informações positivas e negativas em sites de relacionamento profissional, por exemplo.

Começando da própria imagem da empresa junto ao mercado e com sua equipe

A demissão humanizada tem como premissa o cuidado e empatia durante todo o processo, da decisão de demissão até a comunicação com a equipe. Atentar-se para este cuidado demonstra que a empresa se importa com o funcionário e com seu bem-estar, e que mesmo na hora de demitir alguém existe a compreensão do momento e oferece um processo suave, claro que visa a diminuição da dor da demissão do comunicado.

Quando há demissão humanizada, a imagem do gestor da equipe fica fortalecida, o que que gera uma maior confiança no seu time e cria uma reputação de empresa cidadã e preocupada com pessoas .

O clima organizacional fica muito mais leve. Pessoas trabalhando em um ambiente mais amigável, transparente e com confiança na empresa trabalham com menor índice de estresse, diminuindo as faltas e garantindo melhores desempenhos .

Um ambiente com melhor influência no comportamento e no engajamento, gerando resultados que são criados por pessoas mais satisfeitas e com menos problemas com a liderança - e onde mesmo no momento da demissão acabam por não entrar com processos trabalhistas pois não tem queixas graves contra a empresa.

Implantar a demissão humanizada é uma escolha que tem custo-benefício muito positivo, que demanda um esforço processual um pouco maior do RH e treinamento para os gestores e líderes, mas que se paga até mesmo no curto prazo. Além disso, gera um ambiente melhor para se trabalhar, possíveis processos trabalhistas mitigados e uma imagem fortalecida no mercado.

Sobre a Medei

A HRTech Medei cuida do pós-desligamento utilizando workflow exclusivo, com gravação do ato homologatório por meio de videoconferência. Conta com profissionais especializados e aptos a resolver todas as dúvidas dos ex-funcionários, além de oferecer um atendimento humanizado, entendendo o momento de cada desligamento. Seu propósito é atender e entender com acolhimento cada desligamento, tornando o ato da homologação menos robotizado, mais sincero e eficaz, gerando segurança ao ex-funcionário. O processo de gestão de desligamento torna-se mais rápido, eficaz e transparente, atuando de forma preventiva, evitando aumento no passivo trabalhista e melhora do employer branding. ​No mercado desde 2011, busca celeridade e transparência no processo de desligamento. Acesse medei.com.br e saiba mais!


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar