Planos de saúde não devem fornecer vacina contra covid-19
A CNseg promoveu, na última segunda-feira (14), uma coletiva de imprensa com a presença de Márcio Coriolano, presidente da CNseg; João Alceu Amoroso Lima, presidente da FenaSaúde; Antônio Trindade, presidente da FenaCap; e Jorge Nasser, presidente da FenaPrevi. Na oportunidade, os executivos responderam a questionamentos sobre as perspectivas para o setor de seguros em 2021, entre outros assuntos.
Na última semana, o MPF defendeu, através ofício enviado à Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), a inclusão de vacina contra Covid no rol de serviços oferecidos por planos de saúde. Questionado sobre isso, João Alceu respondeu que uma decisão como essa pode trazer um grande stress ao sistema. “No momento isso não faz o menor sentido e pode criar um desequilíbrio e aumentar ainda mais a desigualdade no processo da vacina, que deve ser um processo coordenado pelo Ministério da Saúde”.
Ainda de acordo com Alceu, o Brasil é reconhecido mundialmente por seu plano nacional de vacinação e a mesma tem sido uma ação de governo, continuar sendo feita desta forma. “Já saíram várias manifestações do poder executivo, do poder legislativo, e da ANVISA, afirmando que não vai haver venda de vacinas para laboratórios ou entidades privadas, pelo menos nesse primeiro período, em que a vacinação em massa vai ser requerida e deve ser coordenada”.
“Hoje você vai em um laboratório tomar sua vacina de H1N1 e outras que, no passado, foram objetivo de políticas públicas. Imagino que, no futuro, as pessoas consigam tomar a vacina da COVID-19 nos laboratórios privados e então será discutida a inclusão ou não no rol de serviços oferecidos por planos de saúde”, completou.
Ainda referente ao setor de saúde, foi questionado sobre o recente surgimento de planos de benefícios que se apresentam como uma alternativa aos planos de saúde. De acordo com Alceu, é preciso deixar clara a função que cada um desempenha. “Um ponto que temos frisado bastante é que não se venda isso como plano de saúde, os planos de saúde são bem regulados. Nossa preocupação não é destruir ou eliminá-los, estamos pedindo que a ANS se posicione porque há uma fronteira muito tênue entre o que é serviço e o que é seguro”, disse.
Márcio Coriolano, por sua vez, definiu 2020 como um ano repleto de atividade regulatória, além de afirmar que 2020 não foi impactado apenas pela pandemia, mas também pela taxa de juros baixa, que afeta a rentabilidade do setor, pela redução da margem salarial e pela volatilidade dos ativos. “Os planos de contingência das seguradoras funcionaram, principalmente o teletrabalho, durante esse período não tivemos nenhum comprometimento maior das nossas atividades. Em plena pandemia, o setor cresceu 2,8% em termos reais”.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário