Desafios da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais
Desafios e soluções para a Lei Geral de Proteção de Dados
A solução para a segurança de dados é o armazenamento de documentos em nuvem
No dia 18 de Setembro de 2020, a LGPD, Lei Geral de Proteção de Dados, entrou em vigor no Brasil, com a finalidade de estabelecer um marco regulatório para assegurar a privacidade, transparência e proteção de uso de dados pessoais.
A LGPD se aplica a empresas de todos os setores que utilizam dados pessoais de cidadãos brasileiros, independentemente da localização. Desta forma, os impactos são sentidos, principalmente, nos setores administrativo, jurídico e de segurança da informação.
A sanção da LGPD teve início em agosto de 2018, mas apenas em Janeiro de 2021 passará a ser realmente fiscalizada, sendo este período considerado de "vacância" para que as organizações pudessem se adequar às determinações e normas que devem manter sobre o tratamento de dados pessoais, desde a coleta, o armazenamento e o compartilhamento, sejam eles online ou offline, com o objetivo de evitar conflitos, riscos e multas.
Due Diligence de dados pessoais: categoriza os tipos de dados pessoais, que se dividem entre pessoal, sensível, anônimo ou público, departamentos, online ou offline, inclusive, os operadores internos e externos que utilizarão os dados sobre a exposição da empresa diante da lei.
Auditoria: o tratamento de dados deve ser auditado com revisão e criação de documentos, contratos, termos de uso e políticas de privacidade, seguindo o padrão de 20 atividades inerentes, que abrangem a finalidade da captação do dado, coleta, controle, compartilhamento, gestão do consentimento e anonimização e a gestão dos pedidos do titular.
Também é necessário um relatório de previsão de impacto, medidas de segurança de dados, validação de prazo, cookies, certificação e prevenção de conflitos. Caso haja algum incidente de segurança, é obrigatório um plano de comunicação aos órgãos fiscalizatórios.
Diante deste cenário, as empresas enfrentam inúmeros desafios, especialmente com relação à gestão de documentos e dados que, quando organizados de forma manual ou por meio de planilhas podem acarretar em perda e vazamento de informação, além de riscos de ciberataques.
A solução para a segurança de dados é o armazenamento de documentos em nuvem.
A Docket, startup pioneira no Brasil, investe constantemente em inovação e tecnologia com o objetivo de otimizar e trazer mais segurança à gestão de documentos e certidões de empresas de diferentes segmentos, assim como, automatizar e controlar os documentos de forma ágil e inteligente, garantindo a segurança de dados.
Com o Shopping de Documentos capaz de resgatar mais de 200 tipos de documentos de todo o Brasil, tudo fica armazenado na nuvem, de forma centralizada, garantindo controle total e mais celeridade a todos os processos da esteira burocrática.
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