66% dos consumidores não confiam em avaliações de produtos feitas por influencers
Pesquisa realizada pelo Capterra revela que clientes buscam opiniões contrastadas e sem vieses; entre empresas, maioria está satisfeita com sua gestão de avaliações, enquanto consumidores são mais críticos.
A grande maioria dos consumidores brasileiros não compram produtos e serviços sem antes ler avaliações na rede e buscam opiniões contrastadas e sem vieses que lhes ajudem em suas decisões de compra.
É o que aponta pesquisa feita pela plataforma de busca e comparação de softwares Capterra sobre o comportamento tanto de compradores como de empresas em relação às reviews.
Segundo o estudo, que ouviu 601 consumidores, 66% não confiam em avaliações de produtos feitas por influencers; metade (51%) não confia nas resenhas de qualquer tipo de formador de opinião.
O estudo aponta que as reviews são a fonte mais confiável de informação para metade (53%) dos consumidores na hora de comprar um produto, à frente da opinião de especialistas (29%) e das recomendações de amigos (9%).
“Os dados indicam a vontade do consumidor de obter comentários sem vieses, seja por parte de alguém que possa estar envolvido comercialmente com determinada marca ou produto, como uma celebridade, ou por uma pessoa que se guie somente pelos seus gostos pessoais, como um amigo”, comenta o responsável pelo estudo, Lucca Rossi.
O estudo evidencia ainda que os consumidores desconfiam do que leem na internet, já que apenas 4% dos entrevistados afirmam não fazer qualquer tipo de verificação para detectar se uma avaliação é realmente autêntica; 38% acreditam que mais da metade das empresas possui avaliações falsas na internet.
Avaliações decisivas nas decisões de compra
Segundo a pesquisa, 52% dos consumidores sempre leem reviews antes de comprar um produto ou serviço, enquanto 30% dizem fazê-lo com frequência. Apenas 2% dos entrevistados afirmam que nunca o fazem.
E elas são decisivas nas decisões de compra: 56% dizem que as resenhas influenciam muito na hora da aquisição de eletrônicos e 52%, na de eletrodomésticos e móveis, por exemplo.
A Covid-19, como esperado, também está jogando um papel determinante: 58% dos entrevistados dizem que leem avaliações com mais frequência agora do que antes da epidemia.
Empresas também estão preocupadas com o tema
No mesmo estudo, o Capterra ouviu 395 líderes e gerentes de pequenas e médias empresas (PMEs) que possuem avaliações na rede para saber quais são suas estratégias a respeito do tema.
Nove de cada dez entrevistados (94%) afirmam estar satisfeitos com a maneira como suas empresas gerenciam as avaliações.
Opinião diferente daquela dos consumidores que escrevem resenhas, já que 34% dizem que as empresas não levam em consideração o suficiente seus comentários, enquanto 3% afirmam que os negócios nem sequer os consideram.
Empresas veem coleta de avaliações como um bom investimento
Segundo o estudo, 94% das empresas afirmam coletar avaliações de forma ativa, seja pedindo diretamente aos clientes após um contato direto ou por outros meios.
Para 83% destas, a coleta, monitoramento e resposta aos comentários são vistos como um bom investimento.
Outro dado prova o interesse dos comerciantes em manter uma estratégia para a área: 73% das PMEs entrevistadas afirmam possuir uma pessoa ou equipe responsável pela gestão de avaliações em sua empresa.
Número de avaliações importa
Segundo o levantamento feito com consumidores, metade (49%) dos entrevistados afirmam que um produto precisa ter de 6 a 20 avaliações para ser considerado confiável. De acordo com os dados levantados com os comerciantes, 25% afirmam que suas empresas se encontram nessa faixa.
Vale notar, no entanto, que, enquanto 20% das empresas afirmam possuir 100 reviews ou mais, somente 4% dos consumidores consideram necessárias tantas reviews.
“Como mostram os dados, a maioria das empresas e dos consumidores coincidem sobre a importância de mais de cinco reviews para gerar confiança, mas excluem a necessidade de um número muito alto de avaliações”, ressalta Rossi.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário