Seis Tendências de TI e negócios para 2021
A crise da Covid-19 jogou o mundo corporativo em uma completa confusão. Especialistas destacam as principais tendências que afetarão os negócios no próximo ano
O ano de 2020, fortemente influenciado pela crise da Covid-19, está chegando ao fim. Agora, é hora de olhar para as tendências de 2021. Especialistas do OTRS Group estão certos de que o próximo ano será moldado por aprendizados vividos em uma realidade inédita de isolamento, num mundo bem mais complexo.
Na corrida para transformar os planos em realidade, há quem já tenha largado na frente, enquanto outros se esforçam para recuperar o prejuízo. Para esses os especialistas do OTRS Group selecionou as seis principais tendências para 2021:
1. Transformação Digital
É claro que todas as organizações - sejam agências governamentais, escolas ou empresas - não podem mais evitar a transformação digital. A crise da Covid-19 revelou como a digitalização realmente está ruim em todo o mundo. De acordo com o estudo do OTRS Group em junho de 2019, apenas 14% das empresas pesquisadas nos Estados Unidos concluíram completamente sua transformação digital. Já segundo relatório da Panorama Search, também de 2019, o Brasil estava mais atrasado na transformação digital que outros países da América Latina. Somente as organizações que fizerem mais progressos nesta área serão capazes de ter sucesso em 2021.
2. O cliente continua sendo o rei
O contato com o cliente mudou completamente, já que o atendimento pessoal foi praticamente substituído pelo online. Isso torna ainda mais importante que as empresas continuem a mostrar aos clientes que eles são "o rei". Agora, a apreciação e a fidelidade do cliente devem ficar em primeiro plano, e o aspecto de vendas deve ser deslocado para um segundo plano. Com ferramentas inovadoras de automatização que permitem o contato por meio de diversos canais, como e-mail, telefone e mídias sociais, o relacionamento com o cliente deve ser nutrido mesmo durante a suspensão do contato pessoal.
3. ITSM também móvel
No futuro, mais e mais pessoas trabalharão em casa. Isso também significa que os funcionários em home office geralmente não terão suporte de TI. Portanto, se ocorrerem problemas técnicos, uma perda de produtividade pode acontecer. É necessário que as empresas forneçam um help desk remoto. Aqui está um passo a passo para encontrar a melhor solução remota de IT Service Management possível.
Segundo Luciano Alves de Oliveira, Diretor Geral da OTRS Brasil e Portugal, é importante ressaltar que mais de um quarto dos colaboradores de uma empresa (26%) precisa de uma a duas horas por dia para procurar informações. E quase um terço (30%) perde até meia hora por dia devido a problemas de TI.
4. Software em nuvem
A maior vantagem da Cloud Computing em tempos de coronavírus é que os funcionários podem acessar facilmente os sistemas e arquivos, trabalhando em casa, no escritório ou em trânsito. Isso torna as coisas muito mais fáceis e o ânimo no escritório doméstico melhora enormemente. A colaboração em equipe também funciona melhor com ferramentas de comunicação na nuvem.
5. Novas habilidades de liderança
Mesmo antes da pandemia, havia uma tendência para o trabalho remoto. Essa tendência agora foi intensificada. Pesquisa realizada em setembro passado, pelo OTRS Group no Brasil, Alemanha, EUA, Singapura e México mostra que 83% dos entrevistados acreditam que o home office veio para ficar. Para ser capaz de liderar equipes em variados locais, os gerentes devem ter habilidades completamente diferentes do que no passado, por exemplo. Palavras-chave como equilíbrio entre vida pessoal e profissional e saúde mental estão se tornando cada vez mais importantes. Lidar com isso requer inteligência emocional, empatia e flexibilidade. Não há como evitar a introdução de uma cultura corporativa de trabalho remoto.
6. Diversidade
Enquanto isso, a suposição de que equipes diversas entregam resultados melhores do que equipes heterogêneas tornou-se aceita. Paralelamente, cada vez mais empresas buscam intencionalmente candidatos de uma ampla variedade de estilos de vida e demografia para criar essas novas equipes. As empresas não devem ignorar esse desenvolvimento e precisam verificar rapidamente o status de sua estratégia de diversidade.
"A crise do coronavírus nos mostrou que não basta apenas pensar em tópicos", diz Sabine Riedel, membro do conselho do OTRS Group e especialista em transformação digital. "Embora as tendências para 2021 não sejam de forma alguma novas, é importante agora transformar palavras em ações e adaptar a TI, estrutura corporativa e cultura às novas condições".
Sobre OTRS AG
O OTRS Group é o fabricante e o maior fornecedor mundial do pacote de gerenciamento de serviços OTRS, premiado com o selo de aprovação SERVIEW CERTIFIED TOOL.
Oferece soluções flexíveis de gestão de processos e comunicação para empresas de todos os portes, economizando tempo e dinheiro. Entre seus clientes estão Lufthansa, Airbus, IBM, Porsche, Siemens, BSI (Escritório Federal de Segurança em Tecnologia da Informação), Instituto Max Planck, Toyota, Hapag Lloyd e Banco do Brasil (Banco do Brasil). OTRS está disponível em 40 idiomas. A empresa consiste na OTRS AG e suas seis subsidiárias OTRS Inc. (EUA), OTRS S.A. de C.V. (México), OTRS Asia Pte. Ltd. (Cingapura), OTRS Asia Ltd. (Hong Kong), OTRS do Brasil Soluções Ltda. (Brasil) e OTRS Magyarország Kft. (Hungria). A OTRS AG está listada no conselho básico da Bolsa de Valores de Frankfurt.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário