Brasil,

Os Riscos da Fase Amarela Para os Trabalhadores

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Roberto Souza
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Por Luiz Carlos Motta*

O recuo da fase verde para a fase amarela do Plano São Paulo, em função do avanço da pandemia da Covid-19 em nosso Estado, está causando uma grande preocupação entre os trabalhadores em geral e, em especial, junto aos 2 milhões e 700 mil comerciários paulistas. Eles estão diariamente na linha de frente, no atendimento ao público e, portanto, muito expostos e vulneráveis à contaminação.

As restrições impostas pelo Governo Estadual, embora necessárias, atingem o comércio em geral e, segundo especialistas, podem dar um resultado contrário. A redução no horário do comércio e no volume de pessoas atendidas, podem sim, provocar aglomerações, ainda mais no mês de dezembro, e, desta forma, em vez de conter, pode aumentar o número de pessoas contaminadas.

Soma-se a isso o comportamento de alguns proprietários de estabelecimentos comerciais que não respeitam os protocolos sanitários exigidos pela Organização Mundial da Saúde para proteger trabalhadores e clientes. Em todos os municípios, há relatos de casos em que o espaço entre um cliente e outro não é respeitado, máscaras não são fornecidas pelas empresas e nem álcool em gel.

Um efeito colateral a ser discutido é que a fase amarela poderá trazer o aumento do desemprego com a continuidade de falências e fechamentos de estabelecimentos comerciais, conforme admitem várias representações patronais. Já atingimos um perigoso patamar de quase 15 milhões de desempregados em todo o país e não vemos programas governamentais ativos para manter os postos de trabalho de um lado, e de outro, recuperar os empregos perdidos.

Nem mesmo projetos de capacitação estão sendo oferecidos aos desempregados. Faltam também iniciativas para apoiar principalmente às micro, pequenas e médias empresas, muitas delas familiares e que empregam uma grande massa de trabalhadores.

Comerciários precisam ser ouvidos

Medidas como as da fase amarela que provocam mudanças profundas na vida das pessoas e das empresas precisam ser discutidas com antecedência, com todos os segmentos envolvidos, com o objetivo de obter melhores resultados. É uma categoria que tem muito a colaborar para o combate à pandemia contribuindo com o Estado e com o País.

O combate ao vírus é responsabilidade de todos nós. Precisamos recuperar a economia, o emprego e a renda. Mas precisamos também, respeitar os acordos, preservar as preciosas vidas dos trabalhadores, suas famílias e a vida da população em geral.

*Luiz Carlos Motta é Presidente da Fecomerciários, da Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio (CNTC) e Deputado Federal (PL/SP)


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar