Brasil,

Cresce movimentação interna de colaboradores na pandemia

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Talita Macário
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Número é 35% superior ao de 2019 na Santa Helena Alimentos, que acaba de conquistar mais um título como um dos lugares mais incríveis para trabalhar

Empresas de todos os tamanhos encontram nos colaboradores a força-motriz para continuar crescendo e, em especial nestes tempos de pandemia, investir na segurança e no desenvolvimento profissional das equipes é uma ação estratégica. Foi o que fez a indústria Santa Helena Alimentos, tornando o período, mesmo que desafiador, um suporte para alavancar carreiras. Tanto que o saldo de movimentações internas na companhia já é 35% superior ao computado em 2019.

De acordo com Elaine Ribeiro, gerente corporativa de recursos humanos da Santa Helena, os planos de carreira tendem a ser bem-sucedidos com o empenho das duas partes: empregador e colaborador. Enquanto o primeiro se estrutura para definir diretrizes claras para a promoção interna, o segundo segue se reinventando por meio de novas competências, habilidades comportamentais e do alinhamento à cultura e aos objetivos da empresa. Esses processos estão tão engrenados na Santa Helena que, há cinco anos consecutivos, ostenta diversos títulos que a classificam como uma das melhores empresas para se trabalhar.

Em 2020, mais uma conquista somou-se à lista que envolve premiações renomadas: a empresa garantiu o reconhecimento da Fundação Instituto de Administração (FIA) como um dos “Lugares Incríveis para trabalhar” e recebeu o destaque na categoria “Mais Incrível em Carreira”, ao que a Elaine credita aos novos métodos de desenvolver o profissional. “Em um ano de pandemia, estamos na contramão do mercado. Tivemos um grande número de promoções e oportunidades internas, por meio de iniciativas como o programa Crescer Juntos, e estamos implementando um novo modelo de meritocracia, em que as avaliações internas positivas de gestores levam a reajustes salariais.”

Elaine explica que o Crescer Juntos foi implementado em 2016 na área operacional e, desde então, auxilia os colaboradores a planejarem melhor suas carreiras e aproveitarem as oportunidades ofertadas para a ascensão profissional. “Ano após ano ele mostra bons resultados. Em 2020, por exemplo, 30% dos auxiliares de produção foram promovidos a operadores multifuncionais”, comenta a gerente de RH.

Para quem está no mercado de trabalho e procura por maneiras de continuar a trajetória de crescimento corporativo, Elaine dá dicas sobre o que fazer, segundo fatores que contam ponto para os cerca de 1,3 mil profissionais que compõem o quadro da empresa. “Engajamento com os princípios e objetivos da companhia e com seu propósito; protagonismo e espírito colaborativo; além de outros pontos, como a participação em projetos importantes para a companhia e dedicação no dia a dia.”

Do lado gerencial, para ter um programa de carreiras bem-sucedido é fundamental enxergar com os olhos dos colaboradores. As pesquisas de clima são boas ferramentas para isso, afirma Elaine. Inclusive, elas ajudam a entender como os valores da companhia motivam os profissionais. “Na Santa Helena, por exemplo, sabemos que tem muito peso o fato de entregarmos aos clientes o que é prometido, com alta qualidade, e que pessoas de qualquer idade, raça e orientação sexual são tratadas com a mesma justiça e respeito. As duas premissas aparecem com as maiores notas da empresa na pesquisa da última premiação conquistada.”

Com a empresa em franco crescimento, cada vez mais oportunidades são oferecidas, e o cuidado com cada integrante da equipe segue como ponto essencial. “Nosso objetivo é manter os colaboradores em constante evolução. Os Times Autogerenciáveis (TAGs), que incentivam o protagonismo entre os profissionais, são prova de como isso funciona no dia a dia. Um exemplo é que os operadores se tornaram mais autônomos e, ao mesmo tempo, são incentivados a participarem mais efetivamente da tomada de decisões”, pontua Elaine. Ainda segundo ela, “saber que somos referência nos segmentos de atuação, detentores de uma cultura inovadora e um dos lugares mais incríveis para se trabalhar movimenta o RH a criar vários projetos e ações para estimular a manutenção de um ótimo ambiente de trabalho”.

Sobre a Santa Helena

Desde 1942, quando foi criada por José Marques Telles, a Santa Helena trabalha para levar aos lares brasileiros e de países como o Japão, Uruguai e Estados Unidos produtos de qualidade e inovadores à base de amendoim, prontos para o consumo.

Atualmente, a empresa mantém um portfólio diversificado e com marcas consagradas, tal como a Paçoquita e o Mendorato, itens que são referência de mercado. Mantém ainda uma linha completa de alimentos saudáveis, a marca Cuida Bem. No total, a indústria tem 160 produtos.

Com sede em Ribeirão Preto, interior do estado de São Paulo, a companhia conta com mais de mil colaboradores e está entre as melhores empresas para se trabalhar e iniciar a carreira, segundo guia elaborado pela Você S/A.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar