Brasil,

Burnout: as prioridades estratégicas para o RH no cenário atual

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Fabio Pavan
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Psicóloga alerta para "Síndrome Burnout" e cobrança excessiva no final do ano atípico

2020 foi sobretudo um ano atípico marcado por muitos acontecimentos que nem os mais assíduos especialistas conseguiriam prever. A psicóloga Nayara Teixeira, da MAPA, alerta para a saúde das equipes nesse cenário. “As pessoas não estavam nem psicologicamente e nem financeiramente preparadas para a pandemia”, pontua ela, que também é especialista em psicologia no ambiente de trabalho.

Nayara Teixeira também faz um alerta: os gestores precisam estar preparados para entender as implicações da pandemia na saúde mental dos funcionários.

Dentro do “novo normal” imposto desde março, para ela, um dos principais problemas dos RHs tem sido lidar com o esgotamento dos funcionários. “Foi necessária muita energia para enfrentar tudo que aconteceu até aqui. Funcionários em home office. Crise econômica. Famílias compartilhando espaço para trabalho e estudo. Desafios e incertezas sobre o futuro e todos os impactos disso”, explica.

Esse “esgotamento” dos profissionais também é conhecido por outro nome quando é diagnosticado como uma patologia: Síndrome Burnout. Caracterizada pela exaustão física e psíquica, o transtorno está registrado no grupo 24 da Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas relacionados à Saúde (CID-11).

“Essa condição impactará a saúde mental, e consequentemente o corpo do indivíduo. Um estresse crônico, em conjunto com a autocobrança excessiva destroem as forças do funcionário”, alerta a psicóloga que vai além. “Muito adoeceram pelo desgaste da pandemia e outros que já estavam doentes tiveram os sintomas agravados”.

Segundo a psicóloga, solidão, cobrança e a própria incerteza quanto ao futuro contribuem para a atenuação do estresse. “Tanto a liderança, quanto os colaboradores estão vivendo uma nova realidade em que enfrentam desafios que não eram esperados. Todos precisam entender essas diferentes perspectivas e traçar um plano comum para melhorar a qualidade de ambos”.

De acordo com a psicóloga da MAPA Avaliações, é normal que gestores cobrem mais diante de dificuldade. Não por maldade, mas por desejar que suas equipes produzam aquilo que de fato são capazes. “Porém, os fatores incomuns da pandemia impactam na produção dos funcionários que acabam se esgotando”.

A saúde mental já era uma preocupação dos RHs no Brasil e o cenário atual apenas acelerou essa premissa. “Nos últimos anos vimos um crescimento da preocupação com a psicológico das pessoas. Isso também é uma realidade no mundo corporativo. Sabemos que funcionários mais felizes não só produzem mais, mas lidam melhor com adversidades”.

Sobre a MAPA

A MAPA é uma empresa especializada em entender pessoas através de ciência e dados. Com nosso teste psicológico (reconhecido pelo CFP) e nossa base em Data Science desenvolvemos uma metodologia completa e um diagnóstico organizacional profundo em que podemos construir uma base de informações sólida para empresas entenderem seus colaboradores e serem mais assertivas em seus processos ligados a pessoas.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar