Brasil,

Pesquisa mostra alto nível de Stress e Risco de Burnout nas empresas

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Dino
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Levantamento realizado pelo Runrun.it aponta que pelo menos 84% dos 1500 trabalhadores entrevistados em novembro de 2020 apresenta sintomas de estresse.

De junho para cá, a satisfação com o trabalho remoto chegou a cair 29% no setor de agência de publicidade e marketing

Sentimentos prolongados de estresse, sobrecarga, perda de senso de comunidade, falta de controle, reconhecimento e propósito podem ser considerados as principais causas da Síndrome de Burnout, um distúrbio psíquico relacionado ao esgotamento físico e mental no trabalho.

Um dos impactos da pandemia do novo coronavírus, além da alteração do modelo de trabalho - já que 72% dos entrevistados permanecem em home office, total ou parcial - é também uma maior preocupação com a saúde mental.

Devido ao processo de adaptação a essa nova rotina, 43% apresentam dificuldade em se desconectar depois de um dia de trabalho e 61% afirmam se sentir esgotado e sem energia física ou emocional após o final do expediente.

Como consequência, a satisfação no trabalho no segmento de publicidade, propaganda e marketing digital, por exemplo, caiu 29%, em relação à pesquisa realizada pelo Runrun.it em junho de 2020 com colaboradores de agência. Na época, 80% dos colaboradores da área afirmaram estar satisfeitos com a empresa e as lideranças.

Além disso, 54% consideram que não está conseguindo entregar as tarefas e projetos com a qualidade que deveria e 37,87% acreditam que a eficiência diminuiu (contra 42% que afirmam que o nível de produtividade continua o mesmo).

Entretanto, analisando pelo lado da sobrecarga, que é uma das principais causas da Síndrome de Burnout, apenas 37% se sentem sobrecarregado ou acredita que as atividades realizadas não são equivalentes ao cargo que ocupam atualmente. Porém, esse número aumenta 8% quando analisamos os cargos de não decisores.

Por outro lado, o fato de 54% dos colaboradores e 64% dos líderes terem ideia clara do valor do trabalho que fazem e do impacto de suas ações dentro da empresa pode significar que a maioria dos casos de estresse não chegam a evoluir para a Síndrome de Burnout, já que essa conexão com o trabalho é fundamental para a manutenção da saúde.

De acordo com os resultados obtidos pela pesquisa, através do somatório das respostas fornecidas pelos entrevistados, 16% apresentam sintomas de estresse baixo, 55% moderado e 29% alto.

“Para tornar o trabalho remoto sustentável a longo prazo as empresas precisam adotar um conjunto de ações empáticas, visando criar conexões e aproximar colaboradores, além de contar com ferramentas que ajudem a distribuir melhor a carga de trabalho, focando nas entregas que são realizadas pelos times e não no tempo que cada um fica trabalhando”, comenta Antonio Carlos Soares, CEO do Runrun.it.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar