Conceito, tecnologia ou software? O que é Business Intelligence?

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Ana Paula Felix

Conceito, tecnologia ou software? O que é Business Intelligence?

Sabia que 60% das empresas planejavam acelerar seus investimentos em soluções de Business Intelligence (BI) em 2016, de acordo com estudo da Forbes Insights?Outro estudo, da consultoria Gartner, previa que em nível mundial os mercados de BI e analytics atingissem US$ 22,8 bilhões neste ano de 2020.

Business Intelligence (BI) ou Inteligência de Negócios é um conceito que abrange processos e métodos de coleta, armazenamento e análise de dados de uma organização, para guiar tomadas de decisões assertivas.Ela é fundamental para todos os tipos de empresas, de todos os portes e segmentos.

O termo"Business Intelligence" não é novo efoi usado pela primeira vez em 1865, por Richard MillarDevens, em "Cyclopaediaof Commercialand Business Anecdotes". Devens usou o termo para descrever como o bancário Sir Henry Firnese lucrou recebendo e agindo em cima de informações sobre o ambiente, antes de seus concorrentes.

Quase um século depois, em 1958, o termo foi usado em um artigo pelo pesquisador Hans Peter Luhn.Ele empregou em um dicionário online a definição de Inteligência: "habilidade de perceber as inter-relações dos fatos presentes para ajudar a guiar a objetivos desejados".

Só na década de 70 é que o conceito de Business Intelligence como conhecemos hoje surgiu, junto com a evolução das formas de armazenamento e acesso a dados.Portanto,Business Intelligence não é uma tecnologia, uma ferramenta ou um software e sim um conceito. Mas, apesar de o BI não ser um recurso tecnológico, ele se utiliza da tecnologia em seu processo de desenvolvimento.

Veja como o BI auxilia as empresas através da utilização de dados:
• Descoberta de erros e problemas;
• Acompanhamento do desempenho;
• Otimização de operações;
• Análise do comportamento de clientes;
• Identificação de tendências de mercado;
• Comparação de dados com a concorrência.

A Inteligência Competitiva é a parte da Inteligência de Negócios que tem o objetivo de coletar, armazenar e analisar dados do mercado e da concorrência para gerar um diferencial competitivo e levar à tomadas de decisões inteligentes.Ela auxilia na análise do posicionamento da organização no mercado e noconhecimento sobre o ambiente em que ela está inserida.

Um sistema de Inteligência Competitiva é composto por identificação da informação necessária, coleta, análise e, principalmente, pela transmissão dessa informação aos tomadores de decisão.É importante ressaltar que todo o processo deve ser ético, para preservar a imagem da empresa entre as concorrentes e os clientes.

Então, podemos perceber que a identificação de tendências de mercado e a comparação de dados com a concorrência - que vimos anteriormente para mostrar a importância do BI - são parte da inteligência competitiva.

Como o BI e a análise empresarial apoiam a tomada de decisão?

Já vimos de forma breve o que é Business Intelligence e Competitive Intelligence. Agora, vamos ver o que é análise empresarial e como ela, junto com o BIapoiama tomada de decisão nos negócios. A análise empresarial ou diagnóstico empresarial é uma avaliação interna dos processos da empresa, para identificar forças e fraquezas e desenvolver soluções e ações para os pontos observados.

A análise empresarial faz parte da Inteligência de Negócios e auxilia na etapa de análise de dados. Ambas ajudam na tomada de decisões porque apresentam dados contextualizados, trazem previsibilidade, redução de riscos e conhecimento sobre o ambiente de negócios.

Como um ERP ajuda na Business Intelligence?

Sabia que um sistema ERP ajuda no desenvolvimento da Inteligência Empresarial? Como dissemos anteriormente, o BI não depende exclusivamente de tecnologias, ferramentas e softwares, mas eles são essenciais para seu desenvolvimento, pois permitem que os gestores e colaboradores vejam e entendam os dados com facilidade, mesmo sem conhecimento um grande conhecimento técnico. Então, alguns sistemas como o ERP, o CRM e o BPM são fundamentais para o processo de BI.

ERP é uma sigla que significa "Enterprise Resource Planning", traduzido como "Sistema de Gestão Integrado" e também conhecido como Sistema de Gestão Empresarial. Ele é um software que integra dados de vários setores de uma empresa e automatiza processos para ajudar o gestor a tomar as melhores decisões para o negócio. Em resumo, o objetivo do ERP é gerir os processos da empresa em uma plataforma única e integrada.

Mais sobre ERPFlex:

O ERPFlex nasceu em 2006 com foco em revolucionar a Gestão Empresarial com uma solução inovadora para o segmento de pequenas e médias empresas.

Atuamos a nível nacional e por meio das nossas soluções atendemos mais de 2000 clientes na indústria, comércio, distribuição e em serviços, que usufruem da capacidade de controle e gerenciamento de seus negócios através do ERPFlex.

Temos como propósito impulsionar o crescimento do seu negócio através das nossas soluções.