Brasil,

Resiliência e continuidade de negócios em 2020

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Bruna Sant'Anna Froner
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Emilio Nakamura - Divulgação Emilio Nakamura - Divulgação

*Por Emilio Nakamura

O ano de 2020 trouxe situações imprevisíveis para muitos gestores. Com a pandemia da Covid-19, a adaptação rápida e a flexibilidade se tornaram elementos imprescindíveis para a continuidade de muitos negócios, trazendo à luz um importante tema dentro do ambiente corporativo: a gestão de continuidade de negócios. Aliada a resiliência, ela se refere a capacidade de se recobrar de uma forma mais ágil e organizada ou estar preparado para se adaptar a má sorte ou a mudanças que são cada vez mais recorrentes.

Neste contexto, empresas e instituições precisaram desenvolver a capacidade de se adaptar a situações de crise para garantir sua sobrevivência em um período de crise econômica mundial. E a segurança da informação ganhou um papel fundamental para manter os ativos de informação seguros e em operação.

Isso porque a transformação digital neste período foi acelerada para garantir que as companhias continuassem funcionando, mesmo com o isolamento social. Ao mesmo tempo, foi necessário reconfigurar ambientes, cada vez mais distribuído, e utilizar tecnologias e ferramentas para garantir a troca de informações no ambiente online de maneira segura. O assunto, inclusive, foi tema de um dos debates do evento RNPSeg’20 realizado este mês e que rendeu bons insights, principalmente no que tange a questão de cibersegurança.

Uma das perguntas que acabamos nos fazendo quando trazemos esse tema à tona é: será que conseguimos tratar todos os riscos? E a resposta é não! E é justamente neste ponto que é necessário termos a gestão de continuidade de negócios, para resguardar todos os ativos da empresa no caso de um risco aceito ou não mapeado se tornar um incidente. Ou seja, temos que encarar a resiliência como se deve, com o envolvimento da alta cúpula, não como algo simples e básico, com uma visão unidimensional e desintegrada da segurança da informação.

Uma das lições que essa crise trouxe para as organizações, de modo geral, é que, além do plano A que protege de forma holística os ativos, processos e pessoas, é importante, mais do que nunca, ter um plano B organizado de contingência e continuidade de negócios. E isso é algo muito específico para cada organização. Não existe uma receita a ser seguida para traçar esse plano de maneira única e cada companhia deve desenvolver e gerenciar o seu de acordo com suas especificidades.

Dentro deste novo cenário, a resiliência é um ponto muito relevante e faz toda a diferença a gente estar preparado. Embora existam diferenças de um plano de continuidade em organizações públicas e privadas, uma coisa é certa: a prevenção é a chave para a continuidade dessas instituições. Por meio de uma gestão eficiente, uma empresa consegue se precaver de incidentes, protegendo não só os dados, mas também seus colaboradores, parceiros, instalações, entre outros.

Acredito que o melhor caminho para estar sempre preparado para quaisquer contratempos é investir em profissionais capacitados, que são os ativos mais importantes na hora de readequar estratégias. De uma forma complementar, é preciso estar atento ao aprimoramento dos processos que envolvem a manutenção das operações de negócio em contextos de adversidade. Esse movimento contínuo, evolutivo e ágil é um dos principais aspectos da abordagem de continuidade de negócios nestes novos tempos.

*Emilio Nakamura é diretor-adjunto de Segurança Cibernética da RNP


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar