Conheça as soluções vencedoras da primeira edição do HackaTRAN

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Seguradora Líder | Por Equipe DPVAT

Na última quarta-feira (25), foram anunciados os três vencedores da primeira “maratona” de inovação voltada para o setor de trânsito, chamada de “HackaTRAN 2020”. A iniciativa, uma parceria entre o Ministério da Infraestrutura, o Denatran e o SERPRO, contou com mais de 200 inscritos, divididos em 40 equipes. E, ao final de quatro dias de imersão totalmente online, os participantes precisavam apresentar soluções tecnológicas voltadas para gerar mais eficiência e segurança aos serviços de fiscalização, segurança viária e educação para o trânsito.

O grande vencedor trouxe uma inclusão no aplicativo da Carteira Digital de Trânsito (CDT), permitindo que motoristas profissionais (habilitados nas categorias C, D e E) e agentes de trânsito possam ter acesso aos dados dos exames toxicológicos. Desta forma, o novo módulo mostra as clínicas credenciadas mais próximas do condutor, que, além de ser notificado sobre o vencimento do exame, recebe o resultado pela própria plataforma.

Na segunda colocação ficou a solução “Sistema Inteligente de Vistoria Eletrônica (e-Sive)”, com o objetivo de trazer maior comodidade e facilidade no processo de vistoria veicular. Assim, o condutor conseguirá fazer esse procedimento pelo celular e não precisará se deslocar até o órgão de trânsito, tendo em vista o contexto da pandemia.

E, em terceiro lugar, ficou o aplicativo “Mão Dupla”. Considerando as causas dos acidentes ocorridos no trânsito, a solução visa atuar como um educador virtual, que notifica o motorista no caso de infrações, como velocidade acima do permitido, por exemplo. O intuito é incentivar boas práticas de direção por parte do condutor, que será recompensado ao acumular pontos a partir de atitudes positivas.

Assista aos vídeos dos projetos ganhadores!
1º lugar: Equipe GM2 - Módulo Exame na CNH Digital
2º lugar: Equipe Somos Nós - E-SIVE (Sistema Inteligente de Vistoria Eletrônica)
3º lugar: Equipe Locus - App Mão Dupla