Brasil,

Planejamento, pandemia e perspectivas: como ponderar o imponderável

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Carol Herling
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros

Por Maycon Xavier, Diretor de Planejamento da Neo

Neste ano tão conturbado que chega aos seus últimos dias, fomos confrontados por uma realidade que, vez por outra, negamos de maneira indiferente, a de que os nossos planos estão sempre sujeitos a imprevistos. Seja o bel prazer do acaso, algum fator exógeno altamente específico ou aleatório, ou mesmo uma pandemia global (tal como a que estamos vivendo, que acometeu mais de 62 milhões de pessoas, matou outras 1,5 milhão e mudou as vidas de todos nós), sempre voltamos ao mesmo lugar: a importância de um bom planejamento. Não obstante a esta realidade fortuita, eu me pergunto qual será o papel do planejamento em nossas estratégias para 2021.

Um planejamento bem feito passa por uma análise de comportamentos e padrões históricos, entendimento de premissas, algum silogismo e, finalmente, a certeza de que vamos errar (afinal, se fazer planejamento perfeito fosse fácil, melhor seria planejar os 6 números da mega sena, certo?). Planejamento não pressupõe 100% de precisão; planejamento admite o imponderável, e com planos sólidos e eficientes possibilita “contornar as intempéries” sem se perder rumo ao seu objetivo. Com todas as incertezas que pairam no horizonte sobre a segunda e terceira ondas, vacinas, home-office e efeitos econômicos, realizar um bom planejamento é condição sine qua non para obter o sucesso em planos estratégicos.

A cultura de planejamento que vai além das áreas estratégicas ou executivas e permeia a cadeia produtiva desde a supervisão até o board da companhia é o que torna a Neo mais eficiente e ágil no alcance das metas, no acompanhamento dos resultados e na correção de problemas. Muito mais que um diferencial, este é um dos pilares do nosso business. Trabalhamos não só para ter a capacidade de entendimento e de reação ante aos negócios tradicionais, mas, acima de tudo, para termos a compreensão de ameaças e de mudanças tecnológicas do novo mundo digital, globalizado e pandêmico. Cabe a nós gerar para os nossos clientes soluções digitais, de baixo custo, com alto poder de resolução e valor agregado. E como fazer tudo isso? Com planejamento.

De forma prática, a Neo reforça essa cultura de forma muito intensa, com projetos voltados à padronização e sistematização de projeções. Promovemos o acompanhamentos de desvios, dos dimensionamentos mais eficientes e produtivos e também do reforço do acesso multicanal das nossas informações, disponibilizando mais de 70% de todas os nossos dados via portal próprio em desktop ou mobile. Nessa linha, podemos citar projetos futuros, como a implantação de um novo Workforce Management e todas as suas funcionalidades, além da criação de um CSC para geração de escalas e acompanhamento de aderência. Esses, dentre outros projetos, nos permitirão ter a visibilidade de mais cenários possíveis em menos tempo, bem como acompanhar e medir os resultados mais rápidos e mudar a estratégia quando necessário. Dessa forma, poderemos garantir o foco e alcançar os nossos objetivos, sobretudo no que diz respeito ao crescimento da operação, ao reforço do nosso posicionamento e soluções digitais e a satisfação de nossos clientes e colaboradores.

Os desafios e incertezas não são poucos, e fazem parte de uma nova realidade sem precedentes. Podemos encarar isso com a esperança ou com o temor. Eu, particularmente prefiro vislumbrar essa e qualquer outra situação com planejamento, afinal, como diria Winston Churchill, "nunca desperdice uma boa crise". Ou, como pregam os sábios chineses, “crise = risco + oportunidade”.

Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:

Security code Atualizar