Brasil,

Saiba como fazer o planejamento estratégico da empresa para 2021

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Vera Moreira
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Crédito: Divulgação Crédito: Divulgação

*Luana Menegat

O final de ano está chegando e com isso já temos que nos preparar para o que vem por aí. Você já começou o planejamento estratégico da sua empresa para o ano de 2021? Se você ainda não sabe por onde começar, indico como construir um projeto eficaz e que irá refletir positivamente no seu negócio!

Para começar, é preciso criar um roteiro para as suas ações, criar processos do dia a dia, criar metas, definir estratégias etc. É basicamente uma ferramenta de gestão que traça os caminhos para atingir os seus objetivos.

Um planejamento é preciso seguir algumas etapas:

1. Diagnóstico da empresa - Como a sua empresa ou sua marca é vista pelo mercado? Os processos estão ocorrendo como o planejado ou, melhor ainda, os processos estão sendo realizados? São essas e outras perguntas que você precisa preencher na sua primeira folha do planejamento. Descobrir como está a satisfação de seus clientes, de seus colaboradores, com está a qualidade de seus produtos/serviços, enfim, verificar fatores externos e internos que interferem no seu negócio.

Para te ajudar com isso nós indicamos fazer a Análise SWOT. Faça uma tabela e trace os seguintes pontos.

- Forças: quais são os pontos fortes e vantagens da sua empresa sobre a concorrência?

- Fraquezas: quais são os pontos fracos e vulneráveis que estão prejudicando a sua empresa?

- Oportunidades: existem situações do mercado externo que estão favorecendo a sua empresa? Quais?

- Ameaças: quais fatores externos que impactam negativamente o seu negócio? Aqui podemos citar a pandemia, por exemplo.

2. Defina seus objetivos e metas - Agora que você tem definido os fatores que podem influenciar o seu negócio é hora de traçar os objetivos e metas para a sua empresa, que podem ser a curto, médio e longo prazo.

Os objetivos direcionam a sua empresa, devem ser precisos e exatos. Enquanto as metas são mais específicas, costumam ser mais indicativas e direcionais.

Lembre-se, ambos precisam ser viáveis e ter um acompanhamento de suas ações, assim conseguimos ter a certeza de seu bom funcionamento.

3. Crie estratégias e ações - Após definidos os objetivos e metas para o seu planejamento temos que pensar em ações práticas para a realização delas. E para realizar isso você precisa traçar algumas estratégias que sejam possíveis de executar.

Para deixar mais claro, vamos a um exemplo:

- Objetivo/meta: Criar um time de vendas

· - Estratégia:

- Divulgar nas redes sociais as vagas para profissionais com experiência;

- Investir em cursos técnicos para vendas;

- Desenvolver a comissão de vendas por meio de metas.

· - Ações:

- Contratar novos profissionais;

- Qualifica-los para as vendas;

- Criar um programa de vendas com manuais para seguir, com metas mensais e estipular valores das comissões.

4. Crie um cronograma - Tudo que você traçou e planejou até agora precisa estar muito bem organizado para que as funções de cada colaborador fiquem claras. Coloque prazos, trabalhe com os indicadores de desempenho e disponibilize os recursos necessários para relação dessas ações.

Utilize uma ferramenta para acompanhamento dessas estratégias e disponibilize para toda a sua equipe. Se você preferir o método digital uma boa planilha no Excel já dá conta do serviço.

5. Avalie e revise o planejamento estratégico

Por último e muito importante, fique de olho na planilha de ações e verifique se há necessidade de se adaptar as mudanças ao longo do caminho. Permita-se ser flexível, aproveitar as oportunidades do mercado e fugir das ameaças. A importância de um planejamento estratégico cria caminhos para que os seus objetivos sejam alcançados, que pode levar à diferenciais competitivos que afetam diretamente o crescimento do seu negócio.

*Luana Menegat é CEO da Razonet Contabilidade Digital


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar