Brasil,

Como o varejo físico deve engajar clientes frente ao digital?

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Bruna Pereira
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Como o varejo físico deve engajar clientes frente ao digital?

Claudio Felisoni, presidente do IBEVAR, acredita que canais não devem competir entre si, mas se complementar para oferecer conveniência ao consumidor

A pandemia mudou a percepção e o comportamento dos consumidores. Após meses de distanciamento social, surge um novo desafio para o varejo físico: compreender qual será seu papel com clientes muito mais digitais e e-commerces cada vez mais fortalecidos.

Para Claudio Felisoni de Angelo, presidente do Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo e Mercado de Consumo ( IBEVAR), será necessário que as lojas pensem em novas formas de engajamento. "A pandemia acelerou um comportamento digital já esperado antes, pois apenas reforçou que consumir pela internet pode ser mais cômodo e prático em muitas situações. Além de estarem mais conectadas, as pessoas também estão mais inseguras e será essencial entender suas necessidades e expectativas", comenta Felisoni.

É fato que o volume de compras realizadas no comércio eletrônico será muito maior, mas não substitui a experiência física, segundo o especialista em varejo. "Os canais não precisam competir entre si, mas se integrar. "Deixar o cliente decidir por onde quer comprar e como quer receber. Se prefere a praticidade do digital, comprar sem sair de casa ou um atendimento na loja física, tirar dúvidas pessoalmente e testar ou provar um produto. Essas escolhas dependem de sua disponibilidade, preferências e necessidades", pondera.

"Mais do que nunca, estamos falando sobre omnichannel no setor, em que os canais se completam e o varejo físico está inteiramente ligado à experiência de compra do cliente, aliando tecnologia e o toque humano. Neste ponto, oferecer uma experiência lúdica e sensorial fará toda a diferença", completa Felisoni.

Para aprimorar essa experiência, a tecnologia se torna uma forte aliada, possibilitando a criação de espaços dentro da loja para um engajamento seguro, ambientações personalizadas, novas soluções de checkout ou mesmo imersão por realidade aumentada. O uso de dados, por exemplo, permite consultar qualquer informação em tempo real, seja de estoque, outras lojas da rede e até mesmo de clientes, quando frequentadores assíduos.

Já na força de trabalho, de fato, é ainda mais importante que os estabelecimentos, sejam pequenas lojas ou grandes redes varejistas, invistam no atendimento e em seus funcionários para que tenham os recursos necessários para interagir e auxiliar os clientes de forma rápida e segura. Para o presidente do IBEVAR, apostar no empoderamento da equipe, no relacionamento com o cliente e definir uma jornada de melhorias contínuas são alguns pilares essenciais neste quesito.

"Mais do que reinventá-lo, é preciso conectar o varejo físico aos demais canais, principalmente ao digital. No fim, isso permitirá mais interação com a marca e conveniência ao cliente", conclui Felisoni.

Sobre o IBEVAR

O IBEVAR - Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo e Mercado de Consumo - é uma instituição sem fins lucrativos, que se propõe a produzir conteúdo no setor de Varejo e Consumo, promover networking entre executivos que atuam nessa área e gerar negócios entre os participantes. O IBEVAR atua em conjunto com o PROVAR/FIA no desenvolvimento dos executivos de varejo.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar