Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Startup mais desejada para se trabalhar dá dicas que colocaram em prática e se tornaram top 1 do LinkedIn

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Kênia Brandão
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Diretor de Gente da Menu mostra como atrair talentos para uma startup

Em setembro, o LinkedIn divulgou uma lista com as 10 startups mais desejadas para se trabalhar em 2020 - LinkedIn Top Startups Brasil. A Menu (https://menu.com.br/) - startup que conecta pequenos comerciantes a grandes a grandes distribuidores - conquistou o primeiro lugar entre gigantes como Neon e Loft. Para Rafael Oliveira, Diretor de Gente da Menu, durante as contrações online, devido ao isolamento social, tiveram todo o cuidado de tornar os processos seletivos o mais humanizado possível.

Segundo o Diretor de Gente, para entrar no time é importante que o candidato esteja alinhado com os valores da startup. “Antes de avaliarmos a técnica, o profissional precisa ser compatível com a cultura da empresa. Na Menu, valorizamos a diversidade, o conceito de mão na massa, confiança, cuidado e transparência”, afirma. Pensando nisso, Rafael apontou 7 dicas para recrutamento e seleção para uma startup.

Defina o perfil do profissional desejado

Pode parecer simples, mas esse passo ainda é facilmente esquecido pelos recrutadores. Por isso, analise as seguintes perguntas: que tipo de profissional a startup está procurando? Qual atividade ele deverá realizar? Quanto de experiência no mercado de trabalho deve ter? Que nível escolar será exigido? Quais qualidades serão essenciais para uma pessoa conquistar a vaga?

Planeje todo o processo de seleção

Seja detalhista e faça um planejamento minucioso de como será realizado o processo seletivo. Para isso, existem inúmeros métodos de seleção e recrutamento: entrevistas, testes escritos, dinâmicas online e etc. E, na hora de optar por uma dessas formas de recrutamento, analise se o método escolhido está em conformidade com o objetivo da contratação e do candidato e com os valores da empresa.

Anuncie vagas nos lugares corretos

Após definir o tipo de funcionário ideal, o anúncio da vaga deve ser divulgado nos canais acessados pelo público-alvo. A escolha do canal correto otimiza o processo de recrutamento e seleção, atuando como um filtro que auxilia na atração dos profissionais mais indicados. O LinkedIn, por exemplo, além de rede social é uma plataforma para anunciar vagas de emprego. Se a vaga estiver bem descrita e com as palavras-chave certas, as chances de encontrar o candidato ideal para a sua startup são grandes.

Alinhe os valores da startup com o candidato

Quando são contratadas pessoas que acreditam no que a startup acredita, não só os resultados serão melhores, como esses profissionais se sentirão mais felizes e parte importante do grupo, aumentando a conexão e o senso de pertencimento. Lembre-se quanto maior o nível de aderência a esses valores, maior é o nível de engajamento e confiança, levando a uma relação mais duradoura e sólida com a empresa.

Tenha cuidados especiais na entrevista

Para uma boa entrevista, é necessário ter o perfil da vaga em mente, com as competências técnicas, comportamentais e valores. Também é necessária uma preparação prévia, que consiste em ler novamente o currículo do candidato e anotar as dúvidas que surgirem. Elabore um roteiro de perguntas para a entrevista. Abra espaço também para o candidato falar e tirar dúvidas, nesse momento ele pode indicar alguma informação importante e que pode ser extremamente relevante para a empresa.

Lembre-se de cuidar da pós-contratação

O processo seletivo não termina com a contratação do candidato. Alguns cuidados devem ser tomados mesmo após a escolha do profissional ideal. O RH deve encaminhar a pessoa para todos os procedimentos de contratação. Isso significa orientar sobre os documentos a serem apresentados, solucionar dúvidas, checar se é necessário aguardar que o candidato se desligue da empresa anterior, entre todos os trâmites burocráticos.

Escreva aos candidatos que não foram selecionados

Os profissionais que não foram contratados também não podem ser esquecidos. O RH deve retornar o contato, dando um feedback sobre a conclusão do processo seletivo e se colocando à disposição para esclarecer dúvidas. Se possível, é interessante apontar os motivos pelos quais esse candidato não foi escolhido e quando ele pode participar de um novo processo, se desejar.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar