Brasil,

Engajar e vender no digital, qual o segredo do sucesso?

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Isadora Leone
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Engajar e vender no digital, qual o segredo do sucesso?

Cristovão Wanderley - Sócio-diretor da Stratlab e Especialista em Tecnologia e Dados

Responda rápido: quanto tempo você passou conectado nos últimos meses, seja trabalhando ou navegando nas redes sociais? Imagino que muitas e muitas horas. Aconteceu comigo. Meu tempo no smartphone e no laptop aumentou consideravelmente na pandemia. O relatório de uso do meu celular não nega.

Estamos mais online do que nunca e esse novo jeito de viver revela dois lados de uma mesma moeda para as marcas. Ao mesmo tempo em que é um desafio, já que sua empresa está disputando a atenção do exigente consumidor no digital, especialmente nas redes sociais, é uma oportunidade para fazer diferente, engajar e vender mais. É muito mais do que likes. Mas como fazer isso? Qual é o segredo do sucesso?

A chave está em um conteúdo rico e na experiência. E para produzir esse conteúdo rico é preciso resolver a dor, ou o problema do cliente. Nesse cenário, conhecer o cliente é vital. E é aqui que entra a tecnologia e ela pode, sim, ajudar sobremaneira. Mapear as preferências do cliente por meio de pesquisas ou rastreando dados de forma anonimizada, respeitando a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), é o caminho a ser seguido.

A cultura de dados é, portanto, um diferencial importante. Mas isso não significa apostar todas as fichas na tecnologia. É preciso criar uma mentalidade voltada para dados. Se toda empresa é uma empresa de tecnologia, essa estratégia faz todo o sentido. E nessa jornada, ser uma companhia baseada em dados e algoritmos não é mais fator de diferenciação, virou regra. A tecnologia sem dúvidas vai ajudar, mas é como diz o ditado: "Uma andorinha só não faz verão".

Os dados precisam ser como um patrimônio da empresa. Essa mentalidade deve estar enraizada em todas as áreas e todas as hierarquias, já que nem sempre as ideias mais disruptivas vêm da liderança. Acredito que a consistência de dados e uma relação cada vez mais próxima e personalizada entre marca e cliente serão a grande virada das companhias nos próximos meses.

Somada à cultura de dados, é preciso comunicar da forma adequada e para a pessoa certa. Reflita se a sua comunicação fala sobre as dores do seu cliente e se sua estratégia leva em consideração a jornada de experiência dele. Se sua resposta for sim, excelente! Você está no caminho certo. Se ficou em dúvida, repense agora mesmo sua estratégia. O digital impôs um ritmo acelerado de mudanças. Levar meses para mudar o que não está dando certo pode causar sérios problemas ao negócio e até mesmo irreversíveis.

O engajamento e as vendas somente vão acontecer se, de fato, sua empresa se preparar tecnologicamente e estruturalmente para a nova era do consumo.

Sobre Cristovão Wanderley

Cristovão Wanderley é sócio-diretor geral da Stratlab Inteligência Digital, responsável por inovação, estudo de tendências de tecnologia e adoção de novas ferramentas, além de desenvolver estratégias de negócio por meio do marketing digital.

Faz a análise de dados dos clientes e seus concorrentes, transformando essas informações em ações que resultam em aumento de ROI, receita e geração de leads.

Formado em Design Gráfico pela Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP) e com especialização em MKT, Comunicação, Gestão de Mídias Sociais, DMB, Digital Transformation & Big Data - todos pela Escola Superior de Propaganda e MKT (ESPM), Cristovão tem ainda larga experiência em Growth Strategy, SEO estruturado para vendas e Social Selling.

Sobre a Stratlab

Com seis anos de atuação, a Stratlab integra equipes multidisciplinares e ferramentas avançadas, com o objetivo de contribuir para o crescimento e desenvolvimento dos negócios por meio do ambiente digital. Nos últimos três anos, já implementou estratégias para mais de 200 empresas, envolvendo mais de 10.000 profissionais.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar