Brasil,

Governança corporativa garante mais competitividade às instituições de ensino, afirma Luiz Marcatti

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por 
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Luiz Marcatti Luiz Marcatti

A convite da Sindepes/DF, presidente da Mesa Corporate Governance participará de debate online nesta quinta (3), às 15h

O presidente da Mesa Corporate Governance, Luiz Marcatti, participa nesta quinta-feira (3), às 15h, do encontro virtual “IV Painel Sindepes/DF”, organizado pelo Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos Particulares de Ensino Superior do Distrito Federal. Marcatti debaterá os desafios da alta administração das instituições de ensino diante da nova realidade e vai mostrar a relevância da governança corporativa para a competitividade e as provações que o setor da educação enfrenta diante da crise provocada pela pandemia do novo coronavírus. Com moderação do professor Luiz França, presidente da entidade, o evento é gratuito, e os interessados poderão acompanhar pelo canal do Youtube

Na avaliação de Marcatti, a estruturação de boas práticas de governança corporativa representa a alta administração. Sócios tomam as principais decisões, definem as diretrizes e objetivos estratégicos e controlam atividade e performance, diante de regras bem estabelecidas para o fortalecimento e continuidade do negócio. O conjunto de processos formalizados é o que torna uma companhia atrativa e competitiva no mercado em que atua. “No Brasil, a maioria dos grupos educacionais é controlada por famílias empresárias e não tem governança formalizada, o que prejudica em momentos consolidação do negócio e até mesmo quando buscam capital para investimento”, explica o executivo.

Diante da crise atual, o setor educacional foi um dos mais atingidos pela pandemia, que trouxe impactos financeiros e acadêmicos para as escolas. A suspensão das aulas presenciais e a queda da renda de muitas famílias contribuíram para a alta taxa de inadimplência e de evasão de estudantes. “O ponto chave da discussão é entender qual será o modelo educacional que será proporcionado nos próximos anos, além de como a população irá conseguir se estruturar, pois atualmente o acesso a crédito estudantil e ao financiamento estão cada vez mais repreendidos”, afirma o presidente da Mesa.

Desafios do futuro

Há poucos anos, ter um diploma de graduação era a garantia para conseguir o emprego tão sonhado por muitos brasileiros. Recentemente, essa mudança de comportamento foi quebrada e a visão de um futuro melhor está em transformação. Em países europeus e nos Estados Unidos, por exemplo, a demanda por cursos técnicos tem ganhado visibilidade e cada vez mais adeptos. “Com acesso à informação e internet em qualquer lugar, observamos o crescimento dos cursos abertos virtuais disponíveis em todo o mundo. Grandes corporações dispensam a exigência de formação acadêmica e olham mais para as habilidades auto didáticas dos profissionais para determinados cargos”, informa Marcatti.

Na opinião do presidente da MESA, o cenário pós-pandemia para o setor educacional é desafiador, mas acredita que 2021 será um ano para entender os aprendizados da pandemia, criar novas oportunidades e projetar novos rumos para os todos os setores da economia.

Sobre a Mesa Corporate Governance

A MESA Corporate Governance trabalha a governança corporativa e familiar na dimensão humana do poder, dinheiro e afeto. A empresa é constituída por uma equipe de consultores especialistas e experientes que atendem às necessidades nos diferentes momentos de modernização de empresas de origem familiar ou multissocietárias, quer sejam de capital fechado ou com ações listadas em bolsas de valores. Também é filiada às seguintes entidades e instituições: AMCHAM Brasil, IBGC – Instituto Brasileiro de Governança Corporativa, ICGN – International Corporate Governance Network, FBN – Family Business Network e NACD – National Association of Corporate Directors.

Luciana Silva


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar