Brasil,

Virou MEI? Veja como os novos microempreendedores estão digitalizando seus negócios

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  HostGator (AI: Dialetto)
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Número de microempreendedores individuais bateu a casa de 11 milhões em novembro - e muitos deles buscam ferramentas para se profissionalizar, ganhar eficiência e marcar presença na internet

Empreender tem sido uma opção de renda para quem perdeu o emprego em função da pandemia de Covid-19. Em novembro, o número de Microempreendedores Individuais - ou MEIs - registrados no Brasil chegou a 11,2 milhões, crescimento de cerca de 18% apenas em 2020. Em muitos casos, esse caminho não foi exatamente uma escolha - e sim, a única alternativa. A boa notícia é que mesmo quem se tornou empreendedor por necessidade tem procurado se profissionalizar - e principalmente, digitalizar suas atividades.

“Dedicar um pouco de tempo a estudar sua proposta e a aprender estratégias para crescer pode significar a diferença entre ter um negócio bem-sucedido ou acabar tendo de fechar as portas”, diz Ricardo Melo, gerente de marketing da HostGator, multinacional de hospedagem de sites. A empresa lançou em março uma plataforma de cursos online dedicada a quem quer empreender na internet, o Collabplay. Em menos de oito meses, mais de 120 mil pessoas se inscreveram nos treinamentos. Uma sondagem realizada pela HostGator com cerca de 500 delas apontou que 33% são autônomos ou MEIs. É o grupo mais numeroso, seguido por estudantes (22%), pessoas empregadas em empresas (18%) e donos de pequenos negócios (12%).

Dois terços dos participantes da pesquisa indicam que conquistar clientes é o principal desafio do negócio - uma dificuldade maior do que inovar (apontada por 38%) ou administrar o empreendimento (29%). A maioria deles - 66% - não possui um site, um problema que muitos tentam resolver no Collabplay. A plataforma disponibiliza cursos sobre tecnologia, negócios, e marketing, voltados tanto para pessoas que desejam iniciar um novo negócio quanto para quem já tem um e busca aumentar as oportunidades comerciais.

Operações mais digitais

Assim como estão buscando informação para aperfeiçoar seus modelos de negócios, os MEIs também têm procurado digitalizar seus processos internos. O Asaas, conta digital para empreendedores, por exemplo, passou a atrair 5 mil clientes por mês, 2,5 vezes mais do que antes da pandemia, chegando a mais de 50 mil em todo o país. A principal razão foi a urgência por meios de pagamento online e pela automação de cobranças.

“O cenário de distanciamento social exigiu uma rápida adaptação. Como oferecemos um serviço com várias ferramentas de backoffice, mais empreendedores e autônomos têm nos procurado”, diz Piero Contezini, CEO do Asaas. Por conta da demanda, a empresa acelerou o lançamento de produtos - caso do Mercado Asaas, um marketplace gratuito. “Queremos facilitar o trabalho dos empreendedores, para que possam vender seus produtos e serviços com o custo mais baixo possível, sem mensalidade ou taxas de manutenção”, explica. A plataforma oferece ainda antecipação de recebíveis, robô de cobranças e um serviço que permite ao empreendedor solicitar a negativação de clientes devedores.

“Muitos empreendedores sabem que precisam ter presença online para serem encontrados por seus potenciais clientes e entendem a importância da digitalização para ganhar eficiência, mas não têm clareza sobre como fazer isso”, diz Melo, da HostGator. “A procura por serviços e por informação é um sinal de que estão dispostos a investir no seu próprio crescimento”.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar