Brasil,

Com "Mapa de Desejo", pesquisa revela que pandemia mudou vontades de compra dos brasileiros na Black Friday 2020

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Felipe Mortara
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Com "Mapa de Desejo", pesquisa revela que pandemia mudou vontades de compra dos brasileiros na Black Friday 2020

Pesquisa da Orbit Data Science analisou mais de 12 mil posts e comentários em redes sociais entre agosto e novembro de 2020 e também comparou com o mesmo período do ano passado; Livro supera celular como produto mais cobiçado nesta edição

A pandemia do novo Coronavírus tem influenciado as necessidades e desejos dos brasileiros na Black Friday 2020. Essa é apenas uma das conclusões do mais novo estudo da área de inteligência artificial da Orbit Data Science, que monitorou 12.192 comentários públicos nas redes sociais. A adoção do trabalho remoto e do isolamento social contribuíram em oscilações e transformações das intenções de compra de 2019 para esse ano. Isso fica claro na variação de interesse pelos objetos mais procurados. Repleta de gráficos interativos e uma análise detalhada, a pesquisa pode ser lida na íntegra neste link.

Muitos dos produtos que cresceram esse ano no chamado Mapa de Desejos 2020 elaborado pela Orbit são aqueles que tiveram suas importâncias aumentadas pelo trabalho remoto, como notebooks, celulares, monitores e fones de ouvido. Outra prova desse protagonismo do ambiente doméstico durante o surto de Covid-19 é o surgimento de forte interesse pela Alexa, a assistente digital da Amazon. E uma disparada na demanda por mobiliário como mesas, cadeiras, estantes e sofás.

Com um algoritmo de inteligência artificial desenvolvido em setembro, a startup paulistana passou a monitorar em tempo real as intenções de compras dos brasileiros para a próxima Black Friday, marcada para a próxima sexta-feira (27). O estudo também comparou dados gerados entre 15 de agosto e 15 de novembro de 2019 e igual porção produzida no mesmo período deste ano.

Para o CEO da Orbit Data Science, Caio Simi, é interessante lançar um olhar para o sentimento atual e outro mais retroativo. “A pandemia terá impacto na Black Friday 2020. A comparação das intenções de compra deste ano em relação ao mesmo momento de 2019 mostra claramente isso", afirma Simi.

Produtos como passagens aéreas, ingressos para show e planos de academia tiveram uma grande queda nas intenções manifestadas. "Por outro lado, eletrônicos de uso doméstico, como notebook e computadores, além de mesas e cadeiras, puxam o crescimento das intenções de compra de uma Black Friday que tem tudo para ser a maior da história do varejo brasileiro”, completa Simi.

Para levantar essas comparações, a metodologia utilizada foi a de comparar a proporção com que cada produto foi citado em comentários nas redes sociais de 2019 em relação a 2020. Com isso, a pesquisa se debruçou milhares de publicações no Twitter, Facebook e Instagram, que permitiram identificar uma influência das mudanças na relação que os consumidores tiveram com suas próprias casas nos meses de isolamento social.

Notebooks, por exemplo, são o produto que apresentou a maior taxa de crescimento em pontos percentuais, saindo de 2,73%, em 2019, para 5,29% de todos os produtos cobiçados. Comportamento parecido tiveram os comentários que mencionaram o termo mais genérico "computador", que subiram de uma relevância de 3,87%, em 2019, para 5,69% esse ano.

Outros eletrônicos mais relacionados a trabalho remoto também se destacam em 2020. Exemplos disso são, fones de ouvido (de 0,79% para 1,36%), monitores (de 0,85% para 1,28%) e "headsets" (de 0,11% para 0,56%).

Entre produtos de uso doméstico a alta foi considerável. As cadeiras saíram do patamar de 0,45% para 0,96%, enquanto as mesas pularam de 0,17% para 0,80%. A pesquisa ainda identificou alguns eletrodomésticos em alta, o que impactos do período de isolamento social na relação dos consumidores com a praticidade de suas rotinas em casa. A air fryer é um ótimo exemplo, passando de 0,22% para 0,64%, além de aspiradores de pó e microondas.

Entre as quedas de intenção de compras são lideradas pelas passagens aéreas, que caíram de 2,90% (2019) para 0,96% (2020) e viagens, com oscilação de 1,88% para 0,48%. Outras quedas relacionadas à pandemia foram de shows (de 0,79% para 0,16%) e academia (de 0,51% para 0,32%. Outro item com grande redução das menções foram as maquiagens, saindo de 0,79% para 0,48%, um indicativo de que sair e mostrar o rosto está em baixa.

Destaques da Black Friday 2020.

Ao analisar os produtos com maior intenção de compra manifestada em 2020, independentemente do crescimento, os livros chamam a atenção como produto mais cobiçado. Até o dia 23 de novembro, superavam celulares com 6.110 comentários que manifestaram intenção de compra para a Black Friday 2020, contra 3.973 comentários dos smartphones.

Curiosamente, o Kindle vem sendo um produto eletrônico citado recorrentemente por consumidores que desejam comprar livros. É interessante, pois o Kindle tem 1.153 intenções de compra e é o segundo entre os 5 itens mais citados dentro da categoria “Eletrônicos”, liderada pelos celulares (3.782). Na sequência vêm notebooks (1.225), iPhone (1.113), computadores (1.083) e TV (682).

Este comportamento é explicado pelo fato de que muitos usuários que disseram querer comprar livros também manifestaram desejo pelo Kindle. Esta relação entre produtos também é monitorada pelo algoritmo, que atualiza, em tempo real, um gráfico que dimensiona a quantidade de vezes que dois ou mais produtos foram citados pelas mesmas pessoas.

Sobre a Orbit

A Orbit Data Science é uma startup que une ciência de dados e social data para testar hipóteses e identificar insights sobre o comportamento de consumo. Ágil e dinâmico, seu formato de negócio prioriza a criação de modelos estatísticos e de inteligência artificial desenvolvidos sob medida, de acordo com os principais desafios macro ou pontuais de cada cliente.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar