Brasil,

Qual o papel das lideranças na transformação digital?

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Fabio Pavan
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

David Elio, head of Capital Projects and Infrastruture da Verum Partners David Elio, head of Capital Projects and Infrastruture da Verum Partners

Head of Capital Projects and Infraestructure da Verum Partners exemplifica pontos necessários para dirigir a equipe no processo de digitalização

A transformação digital é o caminho que a maioria das empresas optou para sobreviver à pandemia. Novas tecnologias explodem diariamente, bem como novas metodologias são testadas e implementadas. Nesse novo cenário, qual o papel do líder?

Para David Elio, head of Capital Projects and Infrastructure da Verum Partners, a liderança é responsável pelo domínio de recursos tecnológicos que irão nortear esse processo. “Além do saber técnico, o líder precisa de estratégia. Existem três pilares fundamentais nesse processo: pessoas, ferramentas e processos”, comenta.

O especialista em metodologias inovadoras complementa dizendo que não haverá mudança se o dirigente não der os primeiros passos. “É necessário uma liderança transformadora, motivando e treinando suas equipes para entregar o que é necessário, com paciência para o ensino e força de inspiração”. Ele exemplifica, então, o que chama de uma transformação cultural dentro da empresa. Para Elio, o direcionamento estratégico está ligado ao desenvolvimento no meio da crise.

“É necessária também uma transformação cultural para, através de recursos tecnológicos, chegar na Industria 4.0”, pontua o head, aproveitando a oportunidade para listar algumas das ferramentas que vem, a alguns anos, implementando no setor de grandes projetos de construção. “É importante também estar ligado aos novos sistemas usados na sua área. Trabalhamos hoje com a metodologia AWP (Advanced Work Packaging), que está intrinsecamente ligada a métodos como BIM, Ágil e Lean, além de outras, para construção de modelos digitais do projeto. O que facilita o desenho e mensuração do projeto”.

O head então define o terceiro pilar estabelecido como processos. “Quando falamos em um projeto grande, saber escolher a metodologia mais ágil para trabalhar poupa esforços e dinheiro”. David Elio é um dos responsáveis por difundir a metodologia AWP na América Latina. “AWP é uma abordagem metodológica disciplinada para melhorar a produtividade e previsibilidade em projetos, alinhando o planejamento e execução do início do conceito ao comissionamento”.

Outro ponto defendido por Elio é a troca de experiência entre líderes de um mesmo seguimento. Para tal ele foi um dos idealizadores da Comunidade de Práticas AWP da América Latina, no LinkedIn. “Uma comunidade para troca de ideias, de posicionamentos e novas ferramentas, possibilita ao líder digital mais recursos para alavancar sua empresa”, conclui o head.

Sobre a Verum Partners

A Verum Partners é uma empresa especialista em soluções inovadoras para gerenciamento de projetos de capital e infraestrutura, programas e portfólios. Desde 2017, atua no mercado brasileiro e América do Sul de forma estratégica, suportada pelas melhores ferramentas, tecnologia e práticas de gestão, além de profissionais altamente capacitados.

Desenvolve e aplica soluções inovadoras, pautadas em pessoas, processos e ferramentas, conectadas a parceiros estratégicos para otimizar e impulsionar os resultados dos projetos.

Na América do Sul, é pioneira no uso da metodologia AWP (Advanced Work Packaging), integração e soluções de BIM (Building Information Modeling), Lean e Ágil para promover a transformação cultural e digital de projetos de capital com foco na alavanca de resultados.

Sobre o Group ASI

Desde 2009, o Group ASI ajuda a impulsionar o desempenho do projeto de construção, organizando e realizando conferências, cúpulas, seminários e workshops focados nas melhores práticas, em colaboração com líderes globais da indústria.

O Grupo é maior embaixador da metodologia AWP no mundo, em parceria com a COOA (Construction Owners Association of Alberta) – associação mundial referência quando o assunto é as melhores práticas para o setor de construção que transformou Alberta (Canadá) em referência global, com resultados que transcenderam à atuação local e ganharam o mundo. É referendado pelo CII (Construction Industry Institute), que, sediado na Universidade do Texas, tem por objetivo aprimorar o ciclo de vida de empreendimentos construtivos, através da colaboração entre empresas contratantes de serviços, empresas de engenharia e construção, e universidades.

Sobre a Comunidade de Práticas AWP América do Sul

A Comunidade de Práticas AWP América do Sul é uma realização da Verum Partners em parceria com o Grupo ASI. Trata-se de um fórum para o fomento de informações relevantes sobre a metodologia AWP, implementada com muito sucesso, a partir do Canadá para todo o mundo.

Com representatividade na América do Norte e Europa, e agora na América do Sul, as comunidades visam também compartilhar conhecimento, incentivar a discussão e promover a adoção de metodologias estratégicas exclusivas para a maior eficácia do gerenciamento de projetos.

A participação de pessoas e empresas ligadas ao setor é aberta e gratuita


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar