KPMG: gerenciamento de risco de terceiros é prioridade estratégica para os negócios
pixabay
Pelo menos 77% dos líderes entrevistados pela KPMG disseram que o programa de gerenciamento de risco de terceiros é uma prioridade estratégica para os negócios. Além disso, seis em cada dez deles afirmaram que os riscos mais graves para a reputação da organização vêm do fracasso de terceiros no cumprimento de metas. Já cerca de 60% apontaram que as empresas que lideram foram recentemente sujeitas a sanções e observações regulatórias em relação a esse programa. O estudo ouviu 1.100 executivos de 14 países, incluindo o Brasil, e de seis setores (automotivo, energia, serviços financeiros, manufatura, farmacêutico e varejo).
De acordo com o levantamento, os entrevistados indicaram que o grande volume de atividades de avaliação de terceiros aumentou nos últimos anos em todos os setores. Em contrapartida, apontou que 74% deles admitem que as organizações precisam urgentemente tornar o programa mais consistente em toda a empresa. Já sobre os principais riscos monitorados como parte da atividade de gerenciamento de terceiros indicados pelos entrevistados estão o operacional e o financeiro (ambos com 60%), tecnologia (57%) e privacidade (54%).
"Esses dados destacam o quão dependente a maioria das empresas está em relação aos terceiros para fornecer produtos e serviços essenciais. Além disso, os eventos globais e as incertezas econômicas enfatizaram que os terceiros são necessários para as operações comerciais. Ao mesmo tempo, a crescente pressão regulatória - especialmente em relação a violações de privacidade e perda de dados do cliente ou à resiliência operacional - está colocando os relacionamentos com terceiros em análise", analisa o sócio da KPMG, Emerson Mello.
Importância da tecnologia no monitoramento de terceiros:
Ainda de acordo com o estudo, os dados de governança, privacidade e o risco cibernético são o motor mais importante da atividade de terceiros em todos os setores, mas apenas 54% dos entrevistados disseram que priorizam esses aspectos.
Quando questionados sobre os motivadores mais importantes da atividade de gerenciamento de terceiro, os três mais citados foram apoio a transformação do negócio (40%), governança de dados e privacidade (39%) e proteção da marca e reputação (36%).
Já sobre as iniciativas em que a equipe estará concentrando mais tempo e energia nos próximos 12 meses, foram elencadas como prioridades as seguintes: adoção de novas tecnologias (39%), automatização de processos (33%) e padronização de processos em toda empresa (32%).
"As organizações dependem cada vez mais de fornecedores terceirizados para oferecer produtos e serviços essenciais aos clientes. Elas também estão descobrindo que falhas de terceiros podem manchar rapidamente reputações e ter implicações operacionais e de custos significativas. À medida que as organizações tratam das preocupações em torno dessas questões, fica evidente que elas precisam de uma estratégia clara para a seleção, aprovação e gerenciamento de terceiros com a ajuda da tecnologia", analisa o sócio.
Sobre o estudo:
O estudo Third Party Risk Management Outlook 2020, produzido pela KPMG, analisa os principais desafios da implementação nas empresas de um programa de gerenciamento de risco de terceiros e reavalia o perfil de risco de terceiros.
Sobre a KPMG
A KPMG é uma rede global de firmas independentes que prestam serviços profissionais de Audit, Tax e Advisory. Estamos presentes em 154 países e territórios, com 200.000 profissionais atuando em firmas-membro em todo o mundo. No Brasil, são aproximadamente 4.000 profissionais, distribuídos em 22 cidades localizadas em 13 Estados e Distrito Federal.
Orientada pelo seu propósito de empoderar a mudança, a KPMG tornou-se uma empresa referência no segmento em que atua. Compartilhamos valor e inspiramos confiança no mercado de capitais e nas comunidades há mais de 100 anos, transformando pessoas e empresas e gerando impactos positivos que contribuem para a realização de mudanças sustentáveis em nossos clientes, governos e sociedade civil.
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