Brasil,

Black Friday no novo normal: dicas que ajudam a garantir a melhor experiência para o consumidor e ampliar os resultados dos lojistas

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Thaís Fernandez
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Black Friday no novo normal: dicas que ajudam a garantir a melhor experiência para o consumidor e ampliar os resultados dos lojistas

_Especialista acredita que percentual de clientes participantes pode ultrapassar os 68% do ano passado devido à expansão das compras online na pandemia_

A primeira Black Friday brasileira do “novo normal”, na próxima sexta-feira, dia 27, deve registrar maior participação nas compras online, consumidores muito atentos e lojistas mais conscientes. Na 11ª edição da famosa liquidação anual norte-americana por aqui, muitos erros do começo foram superados e as expectativas são mais realistas. Mas, mesmo em tempos de pandemia, a adesão dos clientes às promoções deve passar dos 68% registrados em 2019. A análise é do professor e coordenador dos cursos de Negócios do Centro Universitário UniMetrocamp, Alberto Guerra, mestre e pesquisador sobre varejo e consumo e autor do livro “Black Friday no Brasil”.

“Pesquiso a Black Friday desde 2015 e a cada ano que passa o percentual de aderentes só aumenta, conforme indicam nossos estudos acadêmicos e as pesquisas de mercado”, comenta Guerra. “Os ‘maus varejistas’ ou aqueles menos informados entenderam que não vale a pena tentar enganar o cliente, pois hoje existem tantas ferramentas de comparação e histórico de preço dos produtos que seria muito ingênuo tentar algo assim”, diz. “Por outro lado, o consumidor brasileiro entende melhor que Black Friday não são produtos de última geração a preço de banana, e o que espera encontrar são vantagens de verdade, com preços melhores do que os praticados anteriormente”, destaca o especialista. “Este ano, com toda essas situação de pandemia, as compras online devem aumentar consideravelmente, tanto pelo maior índice de pessoas adquirindo produtos e serviços pela internet, como pelo receio de possíveis aglomerações nas lojas físicas”, acredita.

Apesar da maior experiência com a mega liquidação, o professor do UniMetrocamp alerta que continuam válidos os cuidados para quem pretende aproveitar as ofertas. “É preciso pesquisar bem e com antecedência, além de ficar atento às formas de pagamento disponíveis”, ensina. “Boa parte do comércio concede descontos extras entre 5 e 12% para a aquisição à vista, em dinheiro ou no boleto, então vale a pena pechinchar e tentar chegar ao melhor valor, considerando ainda a cobrança do frete”, recomenda. “Os consumidores também têm os mesmos direitos em relação aos produtos comprados como em qualquer época do ano”, adiciona. “Então, mesmo que sejam ofertados artigos de mostruário, ou seja, que estavam em exposição na loja e podem ter sido manuseados, sendo por esse motivo vendidos a um valor menor, se vierem com defeito o lojista deve fazer a troca”, avisa. “Já a troca apenas porque a pessoa se enganou na hora de escolher o item ou não gostou do modelo, apesar de ser muito comum no varejo, não é obrigatória, mas sim uma liberalidade do lojista”.

Já para os comerciantes, a orientação do especialista é considerar em suas promoções os tipos de mercadorias com maior demanda. “Durante a Black Friday, duas categorias de produtos são as mais procuradas, os utilitários e os chamados hedônicos”, enumera Guerra. “Os primeiros são de uso contínuo e compra frequente, que o consumidor tem o preço de referência na mente, como por exemplo sabão em pó, fralda e cerveja”, detalha. “Os últimos são artigos de ‘sonho’, geralmente de tíquete médio mais alto, como máquinas lava e seca, celulares e roupas de grife, que o cliente não compra com frequência, mas tem um grande desejo de acessar ou substituir por um mais avançado”, informa. “É importante os comerciantes apresentarem descontos vantajosos e competitivos, além de profundidade de estoque, nesses dois tipos de produtos, caso contrário o consumidor ficará frustrado, achando que a promoção não é de verdade”, avalia o especialista. “Em complemento, itens que não são planejados pelos clientes, como cintos, acessórios, suportes, serviços de instalação/garantia e produtos de ticket médio mais baixo em geral são uma grande oportunidade de venda adicional, com uma margem mais saudável”, acrescenta. “Muita gente aproveita a Black Friday para descobrir e experimentar novos produtos com preços mais acessíveis”.

Para as lojas físicas que estarão abertas, nunca é demais lembrar que esta edição exigirá novos procedimentos de segurança sanitária , com processos de higienização e distanciamento entre os clientes para evitar aglomerações e filas excessivas. “É recomendável deixar 100% do quadro de funcionários disponível, garantindo assim uma loja organizada e um clima agradável para reduzir os riscos e os atritos da maratona de compras dos consumidores”, finaliza Guerra.

Sobre o Centro Universitário UniMetrocamp

O Centro Universitário UniMetrocamp é referência em educação com qualidade e inovação desde 2002, oferecendo aos alunos educação de padrão internacional, por meio de um corpo docente especializado, infraestrutura de nível mundial – com 29 laboratórios para os cursos específicos, de última geração, 15 laboratórios de informática, 05 clínicas de saúde, bibliotecas com acervo atualizado e salas de aula modernas – além de programas de suporte ao aluno (Care) e programas internacionais, como curso de inglês, intercâmbio e palestras com professores estrangeiros. Com 18 anos de experiência em Campinas/SP, a instituição investe constantemente para formar cidadãos profissionais com experiência de aprendizado internacional, capazes de suprir as demandas do mercado de trabalho, bem como atingir seus objetivos educacionais e de carreira.

Cursos e estrutura

O Centro Universitário UniMetrocamp possui 27 cursos de graduação e 38 cursos de Pós-Graduação nas áreas de Arquitetura, Comunicação, Design, Direito, Engenharia, Gastronomia, Gestão e Negócios, Saúde, Tecnologia e Educação. Com mais de 14 mil m² de infraestrutura de padrão internacional, a faculdade possui 29 laboratórios de cursos específicos, com equipamentos de última geração, 15 laboratórios de informática, 05 clínicas de saúde, 77 salas de aula modernas e equipadas com ar-condicionado e 1 auditório com capacidade para cerca de 250 pessoas.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar