Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

O que aprendi falindo uma empresa

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Julyana Castro
  • Adicionar comentario
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

O que aprendi falindo uma empresa

* Flávio Steffens, sócio e diretor de relacionamento do Vakinha

Estar apaixonado por uma ideia pode ser o primeiro grande erro na hora de empreender. A paixão traz emoção e apego ao negócio, o que pode te impedir de aceitar qualquer sinal ou aviso de que está no caminho errado. Foi assim que eu fali minha primeira empresa. E sem querer repetir o velho discurso positivo de que é errando que se aprende, já que nessa experiência gastei um ano de trabalho e R$ 50 mil investidos do meu bolso, eu digo: se aprende, e muito, mas com certeza é melhor aprender antes de falir.

Mas falindo ou não, nós erramos. O fracasso é o maior professor quando estamos começando e queremos trabalhar com inovação e criatividade. Inclusive, o caminho do fracasso é comum. Um levantamento do Sebrae aponta que em média 10% das empresas brasileiras fecham por ano, cerca de 600 mil negócios. O dado pode fazer você perceber que está no mesmo barco que milhares de outros brasileiros, mas o que toda essa gente erra em comum?

Com certeza o meu erro foi entrar no setor de construção civil, um mercado em crescimento, sem conhecer a área e suas necessidades. Eu queria lançar uma solução para construtoras divulgarem seus imóveis pela internet, em uma época que o mercado não tinha interesse pelo setor tecnológico como hoje. Isso me levou a criar uma solução para um problema que não existia.

Fica a percepção de que não fazemos nada bem sem entender de verdade nossos clientes, seus potenciais e também seus problemas. Se apaixone pelo problema, é esse que você deve resolver, e nunca pela solução. Gosto de pensar que temos que trabalhar com experimentos rápidos, para fracassar de maneira rápida e logo corrigir com o aprendizado.

Por mais que fracassar seja um grande saco, com perdão da palavra, é um erro condenar tão fortemente o fracasso e incentivar as pessoas a não cometerem riscos. A escolha é sempre sua em não se arriscar, mas saiba que isso vai completamente contra qualquer princípio do empreendedorismo. Sem risco, dificilmente há sucesso.

Flávio Steffens é sócio e diretor de relacionamento do site Vakinha. Empreendedor, professor de pós-graduação e mentor de startups, também é co-organizador da FailCon Brasil, onde debate e desmistifica o fracasso.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo