Mercado de trabalho: conheça as demandas do período pós-pandemia

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Mayara Martins

Mercado de trabalho: conheça as demandas do período pós-pandemia

Dani Verdugo, sócia-fundadora e headhunter na THE Consulting , destaca as principais características que devem ser aprimoradas por quem está de olho na recolocação profissional

De acordo com dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) no último mês, mais de 4,1 milhões de brasileiros foram parar na fila do desemprego entre maio e setembro deste ano. O número - impressionante e assustador - reflete as dificuldades que o país tem enfrentado durante todo o período da pandemia do coronavírus.

Apesar disso, o Brasil tem dado tímidos sinais de recuperação, e quem planeja ingressar novamente no mercado de trabalho deve estar atento às habilidades requeridas por quem está voltando a contratar.

Para nortear estes candidatos, Dani Verdugo, sócia-fundadora e headhunter na THE Consulting, dá algumas dicas preciosas. "Apesar de o Fórum Econômico Mundial ter apontado, no início de 2020, um crescimento expressivo no setor de tecnologia, é importante que tenhamos em mente o investimento em outras áreas - principalmente no que diz respeito às soft skills", afirma a empresária.

Resolução de problemas

Todas as empresas - não importa qual seja o setor - têm algo em comum: buscam profissionais que minimizem contratempos. "Nós sempre ouvimos por aí que ‘chefe não gosta de problema, gosta de solução’, e isso é a mais pura verdade. Quem sabe enxergar as situações de uma maneira mais ampla - identificando detalhes que, muitas vezes, passam despercebidos - ganha pontos", ressalta Verdugo.

Pensamento crítico

Ponderar, ponderar e ponderar. "Analisar minuciosamente as diversas questões com as quais nos deparamos diariamente em um ambiente corporativo é uma habilidade que nem todos têm, mas é o tipo de competência que dá para desenvolver se o profissional busca se destacar a longo prazo", aponta a headhunter .

Confiança

A segurança fortalece a imagem profissional. "Tanto no meio organizacional, quanto em outros aspectos e situações de nossas vidas, a confiança é indispensável. Ela nos ajuda a marcar presença e impor nossas opiniões de maneira assertiva e segura. Se não temos firmeza em nossas ações, os outros - neste caso, os empregadores - jamais sentirão confiança na nossa capacidade de desenvolver as atividades propostas", destaca Dani.

Atenção ao cliente interno e externo

Valorizar seu público, sempre. "O bem mais precioso de uma empresa são seus clientes. Ter isso em mente já é meio caminho andado para quem busca trilhar uma carreira de sucesso. Outro ponto importante é saber que não se deve valorizar um em detrimento do outro. Isso quer dizer que clientes internos têm tanto valor quanto quem consome seu produto ou serviço", finaliza a sócia-fundadora da THE Consulting .

Sobre a THE Consulting

Consultoria que atua com recrutamento executivo, mapeamento de mercado e estudo de estruturas a fim de oferecer assertividade nas apostas de seus clientes. "Nossa metodologia, além de muito assertiva pois se apoia na aderência cultural dos candidatos, também agrega valor informando dados de mercado", explica Dani sócia-fundadora e Headhunter na THE Consulting.