Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Black Friday 2020 – qual é a tendência?

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Ana Paula Scorsin
  • Adicionar comentario
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Shirlei Camargo Shirlei Camargo

Trabalhei durante alguns anos com previsão de vendas em uma grande empresa de cosméticos. Confesso que, apesar de adorar aquele trabalho, ele era meio ingrato. Fazer previsões de vendas é como ser “goleiro”: quando não toma gol, não faz mais do que a obrigação; mas leve um “frango” para ver o que acontece! Da mesma forma, quando as previsões se concretizam, ok. Mas quando elas não saem como o esperado, levando à falta ou sobra de produtos, já viu, né! Na época, para os “cobradores” de plantão, eu tinha uma resposta na ponta da língua: faço previsão de vendas, mas não tenho bola de cristal!

Continuo não tendo bola de cristal, mas agora tenho o Google Trends, uma excelente ferramenta para analisar tendências, pois mostra os termos mais procurados num passado recente. Claro, é uma “proxy”, como falamos em pesquisa, ou seja, é uma aproximação da realidade, pois a simples busca por uma palavra no Google não acarreta necessariamente em uma ação concreta, como uma compra. Mas já serve como um termômetro. Observe na imagem abaixo que, nos últimos cinco anos, a busca pela palavra “blackfriday” vem caindo aqui no Brasil. Temos uma tendência de queda, que pode ser causada tanto por questões econômicas, ou até mesmo pela decepção do brasileiro com as “blackfraudes” que infelizmente não foram raras.

Além disso, temos pesquisas divergentes: algumas afirmam que a Black Friday será melhor neste ano (ex.: Ebit-Nielsen); e outras que indicam justamente o contrário (ex.: Cuponation). Portanto, analisando este gráfico e a falta de convergência nas pesquisas, eu recomendo um pouco de cautela. Já vi reportagens de empresas que estão apostando todas suas fichas nesta data, e aumentando consideravelmente seus estoques. Perigoso!

Por outro lado, estamos em 2020, um ano em que tudo pode acontecer. Mesmo contra minhas previsões, pode ser que, por conta da pandemia, as vendas online superem todas as expectativas. Seja porque os consumidores aprenderam a comprar online, seja porque não querem participar de aglomerações, fazendo as vendas no geral, aumentarem. Aliás, as lojas físicas precisarão ser muito cuidadosas com o seu planejamento em tempos de pandemia para evitar aqueles tumultos que costumamos ver todos os anos nessa época.

Enfim, a tendência é de queda, mas repito, estamos em 2020. E, neste caso, até Taffarel correria o risco de levar um frango.

Autora: Prof. Dra. Shirlei Miranda Camargo é tutora do Curso de Gestão Comercial do Centro Universitário Internacional Uninter.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo