Brasil,

Por que a Inteligência Artificial é forte aliada de estratégias digitais de Marketing?

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Isadora Leone
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Por que a Inteligência Artificial é forte aliada de estratégias digitais de Marketing?

Cristovão Wanderley - Sócio-diretor da Stratlab e Especialista em Tecnologia e Dados

Quando navegamos pela web procurando informações sobre algum produto, realizando compras ou mesmo pesquisando sobre um tema, deixamos rastros de uma jornada de interesses, hábitos de compra, preferências, enfim, fornecemos dados para o desenho do nosso perfil de comportamento.

Tecnologias podem armazenar esses dados, analisá-los e traçar esse perfil de maneira rápida e inteligente. Uma valiosa arma para departamentos de Marketing e Vendas, que potencializam as suas capacidades de atrair o cliente, conquistá-lo, retê-lo e fortalecer o relacionamento dele com a marca. A Inteligência Artificial (IA) é uma das mais fortes aliadas dessa estratégia.

O segredo para criar alta performance é utilizar a IA para melhorar a experiência do consumidor, com o objetivo de facilitar, ampliar e modificar diversos mercados. Isso porque ela simula inteligência parecida com a da humana.  Mas vale destacar aqui que sem a participação dos humanos, a sua atuação e evolução não seriam possíveis.

Os humanos constroem os sistemas de IA e os alimentam para que as máquinas possam aprender absorvendo, analisando e organizando dados para entender e identificar pessoas, objetos e reações de variados tipos.

Machine Learning, Deep Learning e Linguagem Natural são outras tecnologias que, juntas, consolidam a IA. Esta que explora muito bem dados coletados de milhões de usuários e compradores e sai à frente, prevendo itens que o consumidor irá se interessar, apoiada em suas compras anteriores e hábitos de visualização.

As informações que você fornece para criar anúncios personalizados, por exemplo, são interpretados pelo Machine Learning, revelando qual combinação faz mais sentido para um determinado perfil de cliente.

Os populares chatbots também usam a tecnologia para auxiliar visitantes de sites, respondem perguntas frequentes e aprendem, a cada interação, palavras novas e expressões. Sem contar as assistentes virtuais como a Alexa, cada vez mais presente no dia a dia dos consumidores.

Em ação

Hoje, mais do que nunca, o desafio é aprimorar a cada dia a experiência do consumidor. Não por acaso, empresas contam com equipes internas ou parceiros para acompanhamento e análise do comportamento do cliente com o suporte da IA.

A Netflix é um dos inúmeros exemplos de sucesso no uso da tecnologia e por ter no seu DNA a cultura de análise de dados. Quando o assinante busca por títulos, assiste a séries e a filmes, geram dados vitais para a Netflix aperfeiçoar o layout do site, tornar mais assertivas as recomendações de melhor título e ainda produzir seus próprios conteúdos com garantia de satisfação.

Outro caso é o do McDonald’s. Nos Estados Unidos, a tecnologia identificou, por meio do cruzamento de dados do comportamento dos clientes, que se o café da manhã fosse vendido o dia todo, os lucros aumentariam. 

A estratégia, chamada de "All Day Breakfast", foi colocada em prática em 2015, e logo no primeiro mês aumentou os lucros em mais de 5% nas lojas implantadas. Com a pandemia, a rede anunciou que avalia o fim dessa campanha e deverá promover outras opções que apresentaram crescimento no período.

O McDonald’s segue captando dados para decisões. Todos os meios de interação com o cliente são fontes de dados preciosos. App, sites e redes sociais alimentam a estratégia para avaliar preferências com base nos pedidos, frequência de consumo, se preferem drive-thru ou loja para consumir. A rede mapeia suas Personas. Isso torna infinitamente mais fácil o trabalho de oferecer uma melhor experiência a cada grupo de cliente.

Quem usa Inteligência Artificial e pratica a cultura analítica de dados conhece melhor seus clientes, testa e corrige rápido, expande em novos mercados e cria produtos diferenciados para um mundo transformado.

Sobre Cristovão Wanderley

Cristovão Wanderley é sócio-diretor geral da Stratlab Inteligência Digital, responsável por inovação, estudo de tendências de tecnologia e adoção de novas ferramentas, além de desenvolver estratégias de negócio por meio do marketing digital.

Faz a análise de dados dos clientes e seus concorrentes, transformando essas informações em ações que resultam em aumento de ROI, receita e geração de leads.

Formado em Design Gráfico pela Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP) e com especialização em MKT, Comunicação, Gestão de Mídias Sociais, DMB, Digital Transformation & Big Data - todos pela Escola Superior de Propaganda e MKT (ESPM), Cristovão tem ainda larga experiência em Growth Strategy, SEO estruturado para vendas e Social Selling.

Sobre a Stratlab

Com seis anos de atuação, a Stratlab integra equipes multidisciplinares e ferramentas avançadas, com o objetivo de contribuir para o crescimento e desenvolvimento dos negócios por meio do ambiente digital. Nos últimos três anos, já implementou estratégias para mais de 200 empresas, envolvendo mais de 10.000 profissionais.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar