Brasil,

Planejamento de carreira é essencial para sucesso pessoal e profissional em 2021

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Flávia Ferreira
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Planejamento de carreira é essencial para sucesso pessoal e profissional em 2021

Consultor de carreira dá dicas para traçar metas para o próximo ano

Falta pouco mais de um mês para o final do ano. Você lembra daqueles planos feitos lá no começo de 2020? Eles deram certo? Foram concretizados? O consultor de carreira da ESIC Internacional, Alexandre Weiler, acredita que o planejamento é essencial para estruturar um plano de carreira eficaz e objetivo. Confira algumas dicas do consultor:

1- Tenha metas e objetivos que sejam S.M.A.R.T.! Specific/Específicos, Measurable/Mensuráveis, Achievable/Alcançáveis, Relevant/ Relevantes e Time-bound/Delimitados em um recorte de tempo. Não adianta traçar metas impossíveis. Defina o tempo que precisa para concluí-las e, se possível, dentro de 12 meses. Não adianta ter como objetivo ser diretor, gerente ou empresário se você nem começou a estudar o mercado e o que compõe este desafio. Seja realista!

2- Faça um plano de ações! Defina quais são suas metas, aonde quer chegar, o que gostaria de alcançar nos próximos três meses, seis meses e até o final do ano. Depois, para cada meta, defina um plano de ações. Por exemplo, para aprender uma língua estrangeira: fazer uma pesquisa de preços de escolas de inglês (jan/21), selecionar aquelas que possuem boa reputação e chance de performance satisfatória (fev/21), fazer um teste de nivelamento (fev/21), fazer um planejamento de datas/horários para garantir que ao começar as aulas o tempo esteja reservado e seja sagrado (mar/21) – DICA: usar o sistema de agendamento do seu celular de forma eficiente para garantir que este tempo seja seu e de seu aprendizado.

3- Desmembre todas as metas! Para cada uma colocada no papel, é importante responder as perguntas: o quê, quem, quando, onde, como, quanto e por quê. “O quê” lhe dá objetividade e assertividade. “Quem” define parceiros de responsabilidade. “Quando” define e lhe traz a referência temporal, garantindo o timing da execução. “Onde” permite aumentar as chances de estar no lugar certo na hora certa. “Como” lhe traz os meios para executar e o caminho a seguir, o que SEMPRE é algo muito crítico, faz com que você saia do puro sonho e venha para a realidade da execução. “Quanto” permite reservar e avaliar os recursos necessários. E o “Porquê” lhe permitirá trabalhar sua motivação nos momentos difíceis e desafiadores.

4- Revise suas metas com frequência! Os planos, os objetivos, os cenários e as condições podem mudar, e elas realmente mudam. Então todos os meses revise seu planejamento e verifique as etapas executadas, os resultados alcançados e se há necessidade de priorização ou ainda adaptação. Essa avaliação periódica é essencial para o sucesso do planejamento. Para chegar ao destino é preciso constantemente avaliar se a direção, a velocidade e qualidade da execução estão corretos.

5- Tenha prazos e indicadores! Um planejamento de carreira eficaz tem objetivos, caminhos para chegar aos objetivos e prazos para atingi-los. Os prazos precisam ser definidos com análise realista das possibilidades diárias, e avaliados também mês-a-mês. IMPORTANTE: Em caso de etapas mais críticas do planejamento, o acompanhamento deve ser semanal, ou até mesmo diário.

6- Autoconhecimento! Tenha consciência das suas potencialidades, pontos a melhorar, as oportunidades e as ameaças. Olhar para essas questões faz com que o profissional busque crescer e se aprimorar. Além de maximizar suas chances de sucesso. Uma oportunidade somente é uma oportunidade real, quando a pessoa possui habilidades e competências para realmente poder aproveitá-la. Essa análise é fundamental para o sucesso. Fazer um Aconselhamento/Counseling de Carreira com uma equipe séria, especializada e com conhecimento real de mercado, é fundamental para o sucesso.

7- Esteja preparado! É fundamental em qualquer planejamento profissional incluir o aprendizado. Adquirir conhecimento, seja em cursos rápidos, graduação, pós-graduação, ou módulos específicos, ou ainda formação internacional, conforme as necessidades de cada profissional e de cada planejmaneto, é de suma importância para o sucesso profissional. O mundo está em constante mudança e estar atento a isso é se colocar na frente, sempre!

IMPORTANTE: Ideia boa precisa virar projeto, senão é apenas sonho e sua execução pode sim virar pesadelo. Já projeto bom não pode ficar na gaveta, precisa ser implementado.

Orientação e planejamento gratuito de carreira

A ESIC Internacional oferece gratuitamente em Curitiba o serviço de Counseling/Planejamento de Carreira para alunos e profissionais da comunidade, de todas as idades. O trabalho, que é feito em três etapas, contempla testes de aptidão e personalidade, que avaliam a vocação e perfil comportamental do profissional, uma segunda etapa de planejamento e uma entrevista com o consultor de carreira da instituição. O profissional recebe uma análise e direcionamento da carreira, com base nos seus objetivos profissionais. Pode ser realizado por profissionais de todas as idades e etapas da carreira, desde estudantes que ainda irão dar os primeiros passos, até profissionais que já tem caminho trilhado, mas que estão buscando redirecionamento ou aprimoramento.

O processo de participação é extremamente facilitado, basta agendar o Counseling de Carreira entrando em contato com o Departamento de Atenção ao Aluno e ao Candidato - DAAC, no telefone (41) 3094-7775, ou pelo e-mail , ou ainda no site www.esic.br. Não há nenhum tipo de restrição


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar