Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Carreiras tecnológicas com propósito podem gerar impacto positivo e futuro mais justo e sustentável

pixabay pixabay

Diferente do que mostra o documentário "O Dilema das redes", da Netflix, é possível trabalhar com tecnologias que contribuem para um mundo melhor

A popularização do documentário "O Dilema das Redes", da Netflix, destaca aspectos negativos sobre os bastidores de grandes empresas do setor tecnológico. O conteúdo abordou o ponto de vista de ex-funcionários, que passaram a repensar suas profissões e hoje buscam atuar em projetos que tragam benefícios claros à sociedade. Felizmente, esta história também tem aspectos positivos, o setor de tecnologia atua de forma mais ampla do que a versão negativa apontada na produção e há espaço para carreiras neste segmento focadas em impacto positivo.

No Brasil, a pure-tech Kunumi é um exemplo de como a carreira de engenheiros de informação e software pode ir muito além do óbvio e trazer mais propósito ao trabalho. A organização é responsável por reimaginar problemas complexos da humanidade pelas lentes da inteligência artificial e produzir conhecimento e ferramentas priorizando a contribuição social e a construção de um futuro mais justo e sustentável. Fundada pelos mesmos cientistas-empreendedores por trás da Akwan (adquirida pelo Google em 2005) e da Neemu (adquirida pela Lynx em 2015), a Kunumi vem atuando, por exemplo, no combate à Covid-19, por meio de projetos que usam AI para aprimorar o diagnóstico, o tratamento e a análise de indicadores sobre a doença.

"No Brasil, cada vez mais profissionais de tecnologia têm buscado oportunidades e desafios com um propósito que vai além de "fazer as pessoas clicarem em banners", comenta Thiago Alves, tech lead da Kunumi. Com o propósito de oferecer mais autonomia e protagonismo, a estrutura organizacional da Kunumi permite que os colaboradores trabalhem em diferentes áreas, tanto em nível mais júnior como sênior. Isso significa que uma pessoa contratada para o setor de programação, por exemplo, também pode optar por participar de projetos na comunicação, e vice-versa. A partir deste formato é possível explorar diferentes habilidades, estimulando todo o potencial de cada colaborador.

Com mais de 80 funcionários atualmente, sendo sua maioria do setor da tecnologia, a Kunumi atrai talentos do mundo todo. Na pandemia, esse processo de contratação remoto só ganhou mais força e foi acelerado. A pure-tech, inclusive, contratou mais de 20 pessoas nesses sete meses. Neste mesmo ano, a Kunumi também organizou, pela primeira vez, um programa estruturado para seleção de estagiários nos setores de engenharia, negócios, pesquisa e jurídico. O Brasil conta com 2 milhões de trabalhadores graduados nas áreas de ciência, tecnologia, engenharia e matemática. Segundo informações da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico, o número representa 1,9% da força de trabalho. Estimativas da Brasscom apontam que de 2019 a 2024 a demanda será de 70 mil profissionais ao ano, porém existe uma diferença que aponta um déficit de profissionais no setor até 2024.

Sobre a Kunumi

A Kunumi é uma pure-tech brasileira que busca repensar os desafios complexos da atualidade sob a ótica da ciência de dados para viabilizar um futuro mais equilibrado para a humanidade e para o planeta. A organização dedica-se a entender e solucionar os desafios de empresas, governos e da sociedade por meio de tecnologias emergentes disponíveis no presente e no futuro. No presente, a organização produz conhecimento e ferramentas de inteligência artificial (IA) e machine learning para acelerar a transformação de diferentes setores do mercado. No futuro, alia tecnologia e conhecimento científico para fomentar mudanças na busca por soluções de longo prazo.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo