Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Para comemorar o dia do empreendedorismo, fundadoras de startups revelam obras que foram importantes em suas trajetórias

O dia do empreendedorismo feminino é comemorado em 19 de novembro e para celebrar a data, algumas empreendedoras separaram dicas de leituras essenciais para quem quer estudar e entender melhor o mundo dos negócios. Confira a lista a seguir:

Carolina Dassie - Hisnek

Carolina Dassie é CEO e fundadora da Hisnek, startup de saúde que usa a tecnologia a favor da vida. A Hisnek desenvolveu a Ivi, uma assistente virtual que apoio às empresas no cuidado com os colaboradores. A Ivi é uma Inteligência artificial que consegue identificar qual colaborador pode potencialmente desenvolver transtornos psicológicos. Baseado em protocolos clínicos a IvI seleciona ferramentas personalizadas para o usuário melhorar sua saúde emocional.

Além disso municia as áreas de recursos humanos e bem estar com dados populacionais sobre o estado geral de seus colaboradores, de forma anônima e clusterizada, ajudando no direcionamento e a criação de ações de de bem-estar.

A empreendedora indica a leitura do livro "Aonde quer que você vá, é você que está lá" do Jon Kabat-Zinn. A obra tem como tema o mindfulness, uma técnica importante para cultivar a atenção plena na vida diária. Isso ajuda a manter a calma e a saúde mental, por isso é uma das atividades propostas pela solução da Ivi. "Estou tentando aplicar esses conceitos no meu dia a dia, pois, como empreendedora, trabalho sempre muito acelerada. Para diminuir essa agitação, estou, com esse livro, me aprofundando na meditação para melhorar a saúde mental" afirma Carolina Dassie.

Dani Junco - B2Mamy

Dani Junco, além de fundadora e CEO da B2Mamy, primeira empresa que capacita e conecta mães ao ecossistema de inovação e tecnologia para que elas sejam líderes e livres economicamente, também dirige um sarau virtual da B2Mamy com a leitura de livros sobre negócios, comunidade e nova economias. Alguns livros que a empreendedora recomenda e que serão discutidos em futuras edições são: "Liderança Shakti: O Equilíbrio do Poder Feminino e Masculino nos Negócios" das autoras Nilima Bhat e Raj Sisodia, "O jogo infinito' Simon Sinek e "Dar e Receber" de Adam Grant.

Alline Goulart, Sócia e Diretora de Operações da Semente Negócios

Entusiasta de um mundo mais sustentável, justo e feminista, Alline Goulart é jornalista por formação e, acreditando que poderia oferecer bem mais a sociedade, caiu de cabeça no universo do empreendedorismo. Na Semente Negócios ela é Sócia e Diretora de Operações e apoia a organização no desenho e estruturação da estratégia de crescimento focada em inovação para valorizar a vida, além de coordenar projetos de empreendedorismo feminino, onde se sente totalmente realizada.

A dica de leitura da empreendedora é para quem deseja se inspirar em uma mulher com uma sólida experiência e encontrar as diferenças entre ser uma liderança masculina e feminina, o livro "Faça Acontecer", de Sheryl Sandberg, COO do Facebook, fala sobre sua jornada de descoberta como diretora e empreendedora mulher. Já para quem deseja explorar as diferentes posturas profissionais, o livro "O Poder do Quietos", de Susan Cain, traz a luz as características de introvertidos e extrovertidos, mostra como se deve criar, como empreendedoras, ambientes de trabalho mais seguros e com maior autonomia. Em tempos pandêmicos é um sopro de autocuidado conseguir "desligar" e ter contato com o próprio interior.

Denise Asnis - Cofundadora da Taqe

Com o olhar voltado para a gestão de pessoas, sustentabilidade e educação corporativa, Denise Asnis experienciou os mais diversos ambientes e constatou que seu melhor skill é fazer acontecer por meio de uma construção colaborativa. A atenção as individualidades garantiu uma trajetória de sucesso, incluindo 10 anos na direção de RH da Natura e a fundação da própria Taqe, plataforma de recrutamento com o objetivo de inserir jovens em cargos de entrada no mercado de trabalho. Denise acredita que empreender é ter propósito e, no seu caso, gerar oportunidades de desenvolvimento e emprego para todos.

Dentre as leituras que marcaram a vida da empreendedora estão os livros: "Como os Inconformistas Mudam o Mundo", de Adam Grant, e que conta histórias reais de como de construir ideias originais, enfrentar o conformismo e romper com tradições; e "Liderança Shakti: O Equilíbrio do Poder Feminino e Masculino nos Negócios", de Nilima Bhat e Raj Sisodia, e que apresenta uma provocação para encontrarmos um equilíbrio, um estilo de liderança cooperativo, criativo, inclusivo e empático.

Ana Carolina Peuker, psicóloga e fundadora da Bee Touch

Esta CEO também indica o livro Faça Acontecer, da Sheryl Sandberg, afinal, ele é considerado fundamental para entender sobre os desafios que as mulheres enfrentam para progredir em suas carreiras, o livro Faça Acontecer, escrito por Sheryl Sandberg.

As mulheres têm poder e devem ir em busca dos seus ideais, por isso, para ela, o livro foi uma inspiração para acreditar no seu potencial e ver que também era possível tornar os seus sonhos uma realidade. Inclusive, Ana acredita que a leitura é recomendada para líderes homens, afinal, embora tenha o movimento para as mulheres ocuparem lugares de destaque e posições igualitárias, ainda há um predomínio de homens em cargos de liderança. Esse livro é quase um manifesto por um mundo mais justo e igualitário.

Por último, ela reforça que, infelizmente, por fatores que são construídos culturalmente as mulheres acabam criando obstáculos internos que prejudicam o seu desenvolvimento de carreira. Aqui, é necessário uma reflexão que, embora haja desafios externos, também é interessante olhar por esse prisma - do quanto a mulher também pode criar obstáculos internos que precisam ser superados e desconstruídos. Temos que acreditar mais em nós!

Rafaela Basetti - Wishe

A Wishe é um grupo de investimento focado em startups inovadoras lideradas por mulheres que tem como objetivo eliminar o gap de gênero no ecossistema de startups, levando capital para empresas fundadas por mulheres com alto potencial de crescimento, oferecendo educação e conexão para quem investe e gerando valor econômico e impacto social. Natural de Belo Horizonte, Rafaela Bassetti é advogada especialista em direito societário e tributário e em fusões e aquisições. Ela fundou a Wishe a partir de uma dificuldade própria de empreender e ter acesso a investimentos como mulher e mãe. Além disso, a profissional é mestre em administração pela Harvard University, tem experiência profissional em companhia global investida por grandes fundos, em consultoria estratégia, como diretora em startup apoiada pela Endeavor e como empreendedora no setor de alimentação saudável. Também faz parte da sociedade da B2Mamy, primeira empresa que capacita e conecta mães ao ecossistema de inovação e tecnologia. Juntas, as duas empresas comandam a Casa B2Mamy Wishe, um espaço family-friendly dedicado à capacitação e conexão de empreendedoras. Ainda atua como investidora-anjo e mentora de startups e em iniciativas de suporte ao empreendedorismo, como a Womby.

Dicas de leitura

"A coragem de ser Imperfeito" da Brené Brown me inspira sempre e ela escreve muito bem sobre vulnerabilidade, o empreendedor precisa abraçar esse sentimento para viver com as dores envolvidas no processo. Ela também fala muito sobre liderar nesse lugar de vulnerabilidade. Gosto também de "Lean In" da Sheryl Sandberg porque ela se aprofunda muito na questão do empreendedorismo feminino e da equidade de gênero do papel da mulher no mercado de trabalho e como você pode desenhar esse papel. A Dani Junco me apresentou "O Jogo Infinito" do Simon Sinek e é um livro super inspirador de mudança de mentalidade para construir com as pessoas e não contra elas.

Como foi o processo de empreender na pandemia?

"Eu resumo em uma coisa: quando as coisas voltarem ao normal, eu consigo mandar um foguete de fato tripulado para o espaço e competir com yellow musk na tela. É tão difícil, desafiador e desgastante que a hora que eu focar essa energia que está resolvendo outras mil coisas só no trabalho, eu vou governar o mundo. É muito desafiador, a falta de estrutura e a incerteza, temos um coworking e não sabemos se vai fechar, não sabemos em quem investir, quando investir, o fundo pode morrer amanhã, vai mudar tudo. Você está muito vulnerável, estamos sem casca e as crianças em casa, falando do ponto de vista dos pais, você não consegue se concentrar porque você está em um contexto de caos. Quem passar por 2020 é capaz de qualquer coisa".


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo