Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Empreendedores revelam suas técnicas para aumentar a produtividade durante a pandemia

pixabay pixabay

Líderes de startups contam como otimizam a rotina para se manterem produtivos diante do desafio de conduzirem suas empresas remotamente

Desde que a pandemia começou, a maneira como as pessoas se relacionam com o trabalho mudou, e muito. Foi preciso se adaptar ao home office, transformar uma parte da casa em escritório, conciliar o dia a dia em família, aulas online, melhorar o plano de internet Wi-Fi e por aí vai. Além de todos os ajustes no ambiente físico, existe a preocupação com a queda de produtividade, não só de colaboradores, mas também dos empreendedores.

Para elevar os níveis de concentração nos negócios e manter a empresa competitiva em seu mercado de atuação, os empreendedores estão adotando algumas técnicas, como Pomodoro, metodologias ágeis, meditação, clube das 5h, atividades físicas e planejamentos semanais.

É o que o empreendedor Daniel Kriger, cofundador e CEO da Kenzie Academy, tem feito ao longo dos últimos anos e, principalmente, dos últimos meses, por conta da pandemia. “Eu acordo às 5h da manhã todos os dias, medito na sequência por, pelo menos, 20 minutos, e depois eu escrevo um diário de gratidão, metas e objetivos, tanto de curto, quanto de longo prazo. Também gosto de organizar minha agenda semanal, com atividades prioritárias para cada dia. Esse momento matinal de reflexão e introspecção me ajuda a enxergar o avanço dos objetivos. E depois eu busco me exercitar por pelo menos 30 minutos”, conta Kriger.

Outro empreendedor que acorda às 5 da manhã é Marcio Pascal, fundador e CEO do Magote.com, que começa o dia com a prática de esportes e inicia seu horário de trabalho por volta das 7 horas, indo até às 18h. “Minha rotina é bem agitada, durante o horário de trabalho tem bastante reunião, eu não paro. Mas o que me relaxa, o momento de tirar o estresse é o esporte”, conta o executivo, que aproveita o período da noite para ficar com seus três filhos e ir à academia.

Já Diego Carmona, fundador e CVO da leadlovers, utiliza a técnica Pomodoro, que ajuda a manter o foco e concentração em uma única atividade durante um período de tempo, podendo descansar nos intervalos. “O mais comum é o período de 25 minutos, em que é recomendado que não se faça nada além da atividade proposta, sem olhar celular, falar com pessoas, tampouco desviar a atenção. Após esse tempo, indica-se descansar cinco minutos e pode iniciar outro pomodoro. Minha dica? Faça pelo menos quatro Pomodoros. O mais incrível é que vai perceber o quanto podemos render quando temos atenção 100% naquilo que fazemos”, relata o CVO.

A boa e tradicional agenda é a aposta de Pedro Rabelo, CEO do Bagy, que a mantém organizada com todas as tarefas que precisam ser feitas diariamente. No entanto, o empreendedor revela que estabeleceu como meta uma espécie de “desligamento obrigatório'', em que muda o foco. “Coloquei como compromisso e método para ser mais produtivo, o parar. Tenho assistido a série The Boys, baseada nas histórias em quadrinhos de mesmo nome, por exemplo, e descanso aos domingos, o que é imprescindível para recuperar as energias e começar a semana com mais produtividade”, afirma o empreendedor.

Todas as manhãs, o primeiro passo de Carlos Ávila, fundador do MeuVizinho.me, é checar quais são as principais atividades do dia, tanto as dele quanto as da equipe. "Essa é a primeira ação e, em um segundo momento, faço um planejamento para definir o que preciso priorizar em todas as áreas da empresa. Depois que encerro minhas atividades do trabalho, costumo caminhar para desestressar e manter a energia para o dia seguinte. E, antes de dormir, me dedico à leitura. Normalmente procuro livros que me inspiram e me dão insights para a empresa. É um costume que tenho há muitos anos", concluiu.

O empresário Alex Monteiro, sócio-fundador da Non Stop, acredita que a chave para o sucesso está no equilíbrio. "Obviamente é importante criar uma rotina de organização no trabalho, mas é ainda mais essencial que tudo isso esteja em harmonia com a vida pessoal e os momentos de lazer com a família. Por exemplo, eu sei que todos os dias, às 17 horas, minha filha aparece no escritório, logo, deixo uns minutos reservados para brincar e passar este momento com ela. Equilíbrio define bem tudo o que precisamos", explica.

Para Felipe Buranello, CEO e cofundador da Maria Brasileira, domingo é o dia para fazer a organização semanal das atividades, como um primeiro dia de trabalho, quando coloca a agenda em ordem e zera a caixa de entrada de e-mails para começar a segunda-feira focado nos propósitos da empresa e criar novas coisas. Para oxigenar as ideias e, claro, manter a boa forma física, o empreendedor tem a meta de correr 100 quilômetros por mês. “Para quem corre regularmente, não é difícil de alcançar e é um momento em que eu esqueço do mundo. Ter metas me ajuda a alcançar os objetivos pessoais e profissionais”, diz o executivo.

Uma das principais técnicas de Moacy Veiga, CEO do Kinvo, foi investir na adaptação de um ambiente adequado e confortável para trabalhar dentro de casa, com boa conexão de internet para não impactar na produtividade. “Com um espaço bem definido, eu determinei que todos os dias de manhã cedo vou fazer atividade física, uma caminhada, ou academia, ou uma partida de tênis, pois é muito importante para a saúde física e mental. Para uma rotina ainda mais eficaz, trabalho com uma agenda muito bem organizada, com disciplina, em que as reuniões têm horário para começar e terminar, assim não gera um entrave no dia a dia”, conta Veiga, que também aposta em pequenos intervalos para interagir com os filhos, o que, para ele, é extremamente positivo esse tempo em casa perto da família.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo