Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Digitalização é processo irreversível e que foi acelerado pela pandemia, diz especialista

pixabay pixabay

A digitalização será ainda mais forte em muitas situações e áreas da cadeia produtiva na nova década. Um cenário irreversível, e a tendência é que ainda mais serviços sejam digitalizados e estejam disponíveis na tela do smartphoneVagner Lima. A avaliação é do professor do curso de pós-graduação em Negócios Digitais da FECAP David de Oliveira Lemes.

A digitalização das mais diversas atividades, em muitas situações e áreas da cadeia produtiva, vem acontecendo em ritmo acelerado há muitos anos e a pandemia da Covid-19 acelerou ainda mais esses processos, fazendo da tecnologia e a digitalização o ponto central na vida de muitas pessoas e empresas.

"A pandemia acelerou tanto os processos que até processos que antes eram considerados tabus hoje já fazem parte do nosso cotidiano, como a telemedicina e as teleconsultas médicas. O smartphone, além de ser uma ferramenta de comunicação e entretenimento, hoje também é uma ferramenta de trabalho", comenta.

As empresas tendem a se tornar mais eficientes com a digitalização e, sobretudo, com a transformação digital. E essa eficiência pode ser sentida nos mais diversos setores.

O setor bancário vem passando por uma grande transformação, em função da tecnologia e também da pandemia, fechando muitas agências bancárias e transformando o celular na agência bancária do cidadão. Além disso, o celular também poderá ser a carteira, seja uma carteira de documentos, seja uma carteira financeira.

"O Pix, apesar dos problemas operacionais apresentados no início de sua operação oficial, facilitará as transações comerciais e financeiras, acelerando ainda mais este processo de digitalização".

As indústrias, de forma geral, também já vivem este processo: hoje é possível fazer anotações de ponto via celular, monitorar operações logísticas, rastrear entregas, fazer controle de estoque, assinar documentos e até monitorar a produtividade de máquinas. Ou seja, processos digitais, que já andavam de forma acelerada, foram amplificados com a pandemia.

"Contudo, é preciso que a empresa se adapte e se modernize. Os canais de comunicação mudaram, a gestão de documentos também mudou, as assinaturas digitais já são uma realidade. Com a digitalização, a tendência é aumentar a satisfação do cliente, ganho de produtividade, aumento de vantagens competitivas, diminuição dos processos manuais, aumento de produtividade, mais segurança na informação, aumento na qualidade de entrega e muito mais. Com isso, a empresa que se adaptar a essa nova realidade estará apta a operar no presente, focando o crescimento no futuro", finaliza.

Sobre a FECAP

A Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP) é referência nacional em educação na área de negócios desde 1902. A Instituição proporciona formação de alta qualidade em todos os seus cursos: Ensino Médio (técnico, pleno e bilíngue), Graduação, Pós-graduação, MBA, Mestrado, Extensão e cursos corporativos. Dentre os diversos indicadores de desempenho, comprova a qualidade superior de seus cursos com os resultados do ENADE (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes) e do IGC (Índice Geral de Cursos), no qual conquistou o primeiro lugar entre os Centros Universitários do Estado de São Paulo. Em âmbito nacional, considerando todos os tipos de Instituição de Ensino Superior do País, está entre as 5,7% IES cadastradas no MEC com nota máxima.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo