Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Pesquisa mostra que apenas 2% das PMEs estão preparadas para a LGPD

Organização que desenvolve projetos de segurança da informação realizou um levantamento apontando que apenas 2% das PMEs acreditam estar preparadas para seguir as novas normas da LGPD

Uma organização que desenvolve projetos de segurança da informação, a BluePex, realizou um levantamento apontando que apenas 2% das PMEs (Pequenas e Médias Empresas) acreditam estar devidamente preparadas para seguir as novas normas da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados).

O Projeto de Lei responsável pela LGPD foi sancionado em 2018 e deveria começar a valer a partir de agosto de 2020. Entretanto, com a chegada da pandemia de covid-19, as empresas e colaboradores envolvidos não tiveram tempo suficiente para implementar as mudanças, o que levou o Governo a criar uma medida provisória, adiando o início da LGPD para maio de 2021.

Ainda não se sabe quando a LGPD será implementada

A Câmara dos Deputados votou uma nova Medida Provisória, determinando que a nova lei passaria a valer em 31 de dezembro, ainda neste ano. Porém o Senado Federal resolveu adiar algumas das medidas para maio de 2021, enquanto outras permaneceriam em 2020.

A LGPD foi sancionada e transformada na Lei nº 14.010/2020, sem dispensar o artigo que prorroga a vigência de dispositivos acerca das penalidades da lei. Nesse sentido, a aplicação de multas só deverá começar a valer a partir de 1º de agosto do próximo ano.

Sendo assim, a MP nº 959 foi aprovada pelo Senado Federal, com exceção do artigo 4º, que teve sua vigência prorrogada para maio de 2021.

Em agosto deste ano, foi decretada a aprovação no quadro dos cargos em comissão e da estrutura regimental, além das funções de confiança da ANPD (Autoridade Nacional de Proteção de Dados).

A partir de setembro, a lei entrou em vigor, apenas com exceção das sanções previstas na legislação, que passarão para o plano prático a partir de agosto de 2021.

Ou seja, a lei já está em vigor, ainda que não esteja aplicando multas. De toda forma, as empresas devem procurar se adequar o quanto antes.

Muitas empresas não estão preparadas para adotar a LGPD

Após tantos capítulos e desdobramentos, permanece a certeza de que muitas empresas ainda não possuem a maturidade necessária para cumprir todas as determinações da LGPD.

De acordo com a pesquisa feita pela BluePex, por volta de 30% das organizações não se sentem preparadas e 63% das PMEs acreditam estar apenas parcialmente prontas. Além disso, 5% dos negócios participantes do estudo não deram início ao processo de adequação.

De acordo com a BluePex, é fundamental que as PMEs, principalmente as que ainda não possuem alto faturamento, consigam se adaptar imediatamente à LGPD. Há multas previstas para o descumprimento da lei que podem variar de 2% do faturamento empresarial até R$ 50 milhões.

Uma penalidade dessa magnitude pode representar o fim de uma empresa. Além de saber como cuidar bem dos dados de clientes, a lei também prevê que a empresa deverá ter a obrigação de mantê-los em segurança.

A LGPD rege normas acerca do armazenamento, da captação, da segurança, do tratamento e compartilhamento de dados pessoais, assegurando mais proteção e multas em casos de descumprimento dos regimentos. Algumas dicas para implementação da LGPD por empresas são:

- Conscientizar a empresa;
- Contratar uma assessoria para o mapeamento dos dados;
- Definir um Comitê de Implementação;
- Contratar uma assessoria jurídica para compatibilizar e criar documentos com cláusulas de proteção à privacidade;
- Promover treinamento para a equipe;
- Organizar os documentos que tratem sobre proteção de dados.

Adequação de empresas à nova LGPD com auxílio especializado

As empresas devem estar em conformidade com a LGPD e, para que consigam tal feito, precisam de informação, tecnologia e acompanhamento especializado. A Unitfour é uma empresa que está em conformidade com a LGPD e, por ser um bureau de dados que valoriza seus clientes e parceiros, realizou adequações, tais como:

- Revisão de produtos (alguns foram retirados do portfólio e outros, ajustados para se adequar à nova lei);
- Treinamento anual para os colaboradores sobre a nova lei;
- Revisão de contratos.

Pelo site, é possível conhecer melhor a Unitfour e acessar a página dedicada exclusivamente à LGPD.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo