Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Home office: Você se exercita diariamente? Não é suficiente...

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Lola Dias
  • Adicionar comentario
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Home office: Você se exercita diariamente? Não é suficiente...

O que era “privilégio” de alguns se tornou realidade para grande parte da sociedade, mais uma marca registrada da COVID-19.

Provavelmente você conhece alguém que tenha mudado o modo de trabalhar, incluindo a si próprio, correto? O famoso e idealizado home office, ou teletrabalho, era comum em uma pequena parcela da população, inclusive os “invejáveis” nômades digitais. No entanto, de maneira quase que compulsória, se espalhou para a grande massa, como uma adaptação das empresas, empregados e da legislação, para minimizar os impactos econômicos da pandemia sem incorrer em prejuízo ao distanciamento físico.

Algo inicialmente temporário está sendo implementado por período indeterminado em muitos casos, justificado pelo corte de gastos e alguns relatos de aumento de produtividade. Dentre as adaptações promovidas pelo teletrabalho, podemos citar a retirada da conhecida e nem sempre praticada ginástica laboral, ou a sua inclusão de maneira remota.

Pois é, o efeito disso tudo na saúde física e mental dos funcionários é algo a ser avaliado em um futuro não tão distante, embora pesquisas apontem que estamos praticando ainda menos atividade física, o que já era um grande fardo econômico e de saúde pública possivelmente perdurará após os rastros deixados pela covid-19.

Mesmo que pouco, a ginástica laboral era uma das únicas atividades físicas realizadas por muitos, e mais do que isso, uma oportunidade de interrupção no comportamento sedentário – termo comumente confundido e mal interpretado.

É preciso compreender que o fato de praticar pouca ou nenhuma atividade física não necessariamente é sinônimo de sedentarismo ou estar em comportamento sedentário. Do mesmo modo, uma pessoa pode passar praticamente o dia todo sentada (comportamento sedentário) e mesmo assim praticar atividade física regular em quantidades recomendadas pelas organizações de saúde. Ficou confuso? Vamos ao exemplo:

Pensemos naquele funcionário “exemplar”, que senta em seu posto de trabalho e, ao perceber, lá se foram 8 horas do dia. Mas essa pessoa sabe dos benefícios da atividade física, inclusive era adepta da ginástica laboral e está praticando exercícios diariamente após do expediente. Esse é um caso que pode ser considerado normal e saudável por muitos, afinal, a pessoa se exercita regularmente e não relacionamos isso ao sedentarismo. Mas este pensamento está equivocado.

Os malefícios de não realizar atividade física e o fato de permanecer muitas horas do dia sentado são fatores independentes, com riscos à saúde. Aos milhares de trabalhadores que tiveram as suas rotinas de trabalho alteradas e exercerão as suas funções de casa por período indeterminado, é importante frisar que não basta realizar atividade física por 30 minutos ao dia, sem se atentar em levantar a cada 30 minutos, caminhar pela casa ou permanecer em pé de 1 a 2 minutos.

Sabendo que o “novo normal” chegou, e o home office entrou para a rotina de muitas empresas, é importante que funcionários e empregadores compreendam a necessidade da manutenção de hábitos saudáveis aos que já os tinham ou a implementação de estratégias aos que tiveram seus hábitos impactados negativamente pela rotina de teletrabalho.

Uma dessas estratégias é fazer interrupções no comportamento sedentário, por mais insignificante que possa parecer, pois isso impacta positivamente a saúde do funcionário, além de reduzir os prejuízos às empresas, com funcionários rendendo menos, adoecendo mais e se afastando para tratamentos de saúde.

Autor: Rafael Luciano de Mello é especialista em Treinamento desportivo e prescrição do exercício físico, e Gestão em esportes e fitness, professor da área de linguagens cultural e corporal nos cursos de Licenciatura e de Bacharelado em Educação Física do Centro Universitário Internacional Uninter.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo