Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Conheça as novas competências no secretariado executivo

Imagem: Divulgação Imagem: Divulgação

por Rachel C. F. Neves*

A profissão de secretariado evoluiu muito no Brasil ao longo de 30 anos. Foi-se o tempo em que era considerada meramente técnica. Hoje, a profissão é regulamentada pela Lei 7.377, conta com sindicatos estaduais e um Código de Ética Profissional específico, o que significa um grande passo, uma vez que apenas Espanha, Estados Unidos e África do Sul contam com um código de ética específico para o segmento.

Ao longo dessa jornada, acompanhando as transformações do mercado de trabalho, juntamente com a evolução tecnológica, a profissão tornou-se cada vez mais valorizada remotamente, ganhando novas competências técnicas e comportamentais que contribuíram significativamente para a sua expansão pelo Brasil e pelo mundo. No país, em 15 de dezembro de 2011, a profissão de secretária remoto foi regulamentada pela Lei 12.551.

O profissional de secretariado remoto pode atender a várias empresas ao mesmo tempo, ao oferecer um serviço personalizado, contribuindo para manter a identidade da marca no mercado. O serviço exige conhecimento de rotinas administrativas, proatividade, desenvoltura ao falar e paixão pelo empreendedorismo. Dentre as novas competências desenvolvidas pelo secretário (a) remoto ao longo de quase uma década de formalização da profissão destacam-se:

1. Capacidade de articulação, de acordo com os níveis de competências fixados pelas organizações;

2. Visão generalista das organizações;

3. Exercício de funções gerenciais: planejamento, organização, controle e direção;

4. Utilização de raciocínio lógico, crítico e analítico;

5. Habilidade para lidar com modelos inovadores de gestão;

6. Domínio dos recursos de expressão e comunicação;

7. Receptividade e liderança para o trabalho em equipe;

8. Adoção de meios alternativos relacionados com a qualidade e produtividade de serviços;

9. Gerenciamento de Informações;

10. Gestão e assessoria administrativa;

11. Capacidade de maximização e otimização dos recursos tecnológicos;

12. Utilização eficaz das técnicas secretariais;

13. Iniciativa, criatividade, determinação, vontade de aprender, abertura às mudanças, consciência das implicações e responsabilidades éticas do seu exercício profissional.

Enfim, o secretariado remoto acompanhou a transformação das necessidades das empresas, unindo habilidades técnicas e comportamentais fundamentais para o sucesso da profissão. Hoje, o profissional tornou-se mais flexível, criativo, empreendedor e um grande gestor. Não é à toa que a profissão vem sendo cada vez mais valorizada tanto no cenário brasileiro quanto mundialmente.

*Rachel C. F. Neves é franqueada responsável pela unidade cidade de São Paulo da D.Zortéa Secretariado Remoto, sendo Secretária Executiva Remota Trilíngue. Entre suas características tem uma excelente comunicação verbal e escrita, relações interpessoais fundamentadas na empatia e no profissionalismo e a interculturalidade faz parte do desenvolvimento pessoal dela, com experiência no estrangeiro, visitando diversos países e culturas em três continentes.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo