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ASG é centro da estratégia das seguradoras em 2021

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Fonte: Sonho Seguro

Companhias são tidas como impulsionadoras de práticas ambientais, sociais e de governança

O Sonho Seguro conta que em meados de outubro, tradicionalmente, as seguradoras começam a enviar ao Conselho de Administração o orçamento do ano seguinte. Projeções do desempenho da economia e da companhia, nichos prioritários, investimentos em tecnologia, produtos, pessoas e distribuição. Verba para ampliação da estrutura física e eventos. Neste ano, no entanto, está tudo mudado. O tema mais recorrente nas reuniões para preparar o orçamento, que ainda precisa ser concluído, é uma sigla: ASG, que significa investimentos no ambiental, no social e na governança. Em inglês, ESG.

A agenda de sustentabilidade, que até pouco tempo atrás era apenas um assunto exótico, como lembrou Marcelo Picanço, vice-presidente de seguros da Porto Seguro, passou a ser de fato uma prioridade dentro das organizações do mundo tudo no ano passado. Com a pandemia, o tema ganhou o apelido de tsunami, por tomar conta das agendas de empresas e investidores.

“É uma discussão pragmática, de investimentos. Empresas e países que não aderem a isso acabam sofrendo com menos investimentos dos grandes sob do ponto de vista de onde estão os grandes centros financeiros do globo. Há 20 anos, quando as empresas falavam deste tema parecia algo exótico, usado como diferenciação, e agora é um tema absolutamente central. Tem de estar conectado com a essência da empresa. Nós, como seguradoras, naturalmente estamos intrinsicamente ligados em ajudar as pessoas em momentos sensíveis e críticos. Temos uma responsabilidade de incluir todos os steakholders, incluindo não só clientes como corretores, prestadores, fornecedores e acionistas, em ter ações que podemos perceber resultado”, afirmou Picanço.

Um dos projetos lançados durante a pandemia foi o projeto O Meu Porto Seguro, para oferecer 10 mil postos de trabalho para as pessoas poderem recomeçar. Também lançou o guincho elétrico, investe na revitalização do centro de São Paulo onde atua, numa região que estava degradada, entre outros.

“É um tema importante não só para o nosso setor, como para a humanidade em geral”, acrescentou Ney Dias, diretor geral da Bradesco Auto Re, a seguradora de bens e responsabilidades do grupo. O impacto que o setor tem em demais setores. Ao determinar riscos, fazer vitorias, nos subimos a régua na qualidade de normas de mitigação e prevenção de riscos por parte dos clientes. E se o risco se consolida, são as seguradoras que ajudam famílias e empresas a se recuperarem e voltar a produzir e viver.

O investimento social também impressiona. A Fundação Bradesco tem 94 mil alunos, em mais de 40 escolas no Brasil inteiro. Além de integração escola e mercado de trabalho. Atuação que já tem mais de 30 anos”, educando pessoas para que todos tenham uma vida melhor. “Temos também a longevidade, tema que precisa de muita educação social e financeira para termos um país mais longevo”, destacou Dias.

O grupo Zurich é uma protagonista global neste tema ASG e trabalha para uma economia de confiança. A Zurich foi a primeira seguradora a assinar o compromisso da Ambição de Negócios da ONU para 1,5˚C (UN Business Ambition for 1.5˚C) em junho de 2019, cuja meta é limitar o aumento da temperatura média global a 1,5°C acima dos níveis pré-industriais.

“Nossa ambição é ser um dos grupos empresariais mais responsáveis e de maior impacto do mundo. Em razão disso, temos um compromisso global e uma clara missão em todos os aspectos da sustentabilidade o que nos levou a ocupar o topo do Índice Dow Jones de Sustentabilidade”, ressalta o CEO Edson Franco em sua participação no webinar do Sonho Seguro.

A Zurich integra a Net-Zero Asset Owner Alliance da ONU, com o compromisso de zerar as suas emissões de carbono até 2050. Até 2023: 100% de eletricidade renovável em nossos escritórios, eliminação total de plástico de uso único e redução de 80% no uso de papel. -Até 2030: 70% de redução nas emissões de carbono para nossa pegada operacional central. “Hoje é risco mais eminente é o cibernético e estamos tratando este tema como uma oportunidade até de produto para ser um meio de conscientização das empresas e indivíduos para se protegerem deste risco. Dependendo da dimensão de um ataque, para determinados países, pode ter um efeito tao nefasto como o da pandemia”, citou.

Franco citou projetos incríveis como Sebastião Salgado no projeto Origens Brasil, que visa a promover a conservação, uso sustentável dos recursos naturais e a geração de benefícios sociais nos setores florestal e agrícola do Amazonas. Tem também o patrocínio do Projeto do Instituto Terra até 2028, com o plantio de 1 milhão de mudas de árvores no período de oito anos. “Cobrirá uma área total de 700 hectares de terra no vale do Rio Doce (MG) e permitirá à Zurich uma compensação de carbono por um período de 20 anos”, enumerou.

Recentemente, a CNseg, confederação das seguradoras, lançou o Relatório de Sustentabilidade 2019.

São números impactantes para toda a sociedade, uma vez que as seguradoras atuam como uma forma de educar a indivíduos e empresas, ao beneficiarem aqueles segurados que não poluem com taxas melhores. Também buscam cada dia mais fundos “verdes” para investirem seus recursos, hoje na casa de R$ 1,3 trilhão. Ou seja, um passo e tanto para ajudar a mudar o Brasil. “Se ninguém sujar, não será preciso limpar”, resume Dias.

Um dos números revelados pelo relatório da CNseg mostra que 56% das seguradoras faz a gestão de salvados. A Ecoassist presta o serviço de descarte ecológico para várias seguradoras. Segundo o diretor Eber Souza, o tema sustentabilidade ganhou força no último ano. “Muito se falava de sustentabilidade, mas de uma forma subjetiva. Mas agora, vemos todos colocando seus discursos em prática. O nosso principal negócio é o descarte ecológico. Na parte ambiental, isso tem um grande diferencial, que além de atrelar a comodidade, resolve o problema da sociedade. Um sofá descartado na esquina gera um problema para toda a sociedade”, comenta.

A Itaú Auto e Residência, uma joint venture administrada pela Porto Seguro, registrou a coleta de 140 toneladas, incluídos nesta conta sofás estantes, geladeiras, armários, fogões, colchões entre outros itens foram destinados de forma correta através do serviço que o Itaú disponibiliza para os seus segurados.

A Porto Seguro descartou de forma ecologicamente correta mais de 27 mil toneladas de resíduos, evitando que esses produtos fossem despejados em terrenos, rios, represas, esquinas. O total inclui carros batidos, que fazem parte do “salvados”, ou recuperados de acidentes, reciclados pela empresa do próprio grupo, a Renova Ecopeças, que trabalha na destinação de carros batidos 16 mil veículos tratados neste processo. Tem muito espaço para crescer este tema específico, pois o volume de veículos reciclados ainda está muito abaixo de outros países”, citou.

Na Zurich, o volume total supera 65 toneladas de resíduos e 2,5 mil sofás. Algumas operações da seguradora suíça só indenizam o segurado mediante a coleta dos salvados. Essa é uma preocupação com o meio ambiente, pois os itens deixam de ser despejados em rios, ruas e calçadas. “A Zurich fazendo isso, não está somente resolvendo o problema do segurado dela, mas de todo o meio ambiente”, ressalta o diretor da Ecoassist.

Por ser a líder do ranking em seguros para celulares, para 2021 a Zurich prepara o Descarte Ecológico, com logística reversa, para eletrônicos e celulares. “Já estamos em testes para uma solução abrangente, que visa para apoiar nossos clientes e fornecedores a descartarem adequadamente eletrônicos. Em 2021 lançaremos oficialmente este novo projeto, que deve ter impacto importante”, prevê Edson Franco.

Mais recentemente, o joint venture Itaú/Porto lançou a coleta para descarte inteligente de entulhos e restos de obra. Um serviço que pode substituir o serviço de caçamba. Desde o início do atendimento, foram coletados e enviados para reciclagem mais de 280 toneladas de materiais provenientes da construção civil”, conta o diretor da Ecoassist, que presta este serviço para a seguradora.

No Bradesco, foram mais de 37 mil toneladas de resíduos considerando toda a operação, conta Dias. Com a Ecoassist, desde novembro de 2019, o grupo direcionou mais de 13 toneladas de resíduos para o processo de descaracterização, separação e destinação ecologicamente correta. Os itens com maior incidência de descarte são sofás, camas, cadeiras, televisores e geladeiras.


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