Brasil,

"Convidando os Homens para o Debate": CEOs reforçam necessidade da inclusão partir da liderança

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Malu Molter
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros

pixabay pixabay

Em evento promovido pela WILL (Women in Leadership in Latin America), CEOs internacionais discutiram os principais desafios para a promoção de mais mulheres na liderança

A WILL (Women in Leadership in Latin America) realizou a sexta edição do evento "Convidando os Homens para o Debate" e convidou Carmine Di Sibio, Presidente e CEO global da EY; Pierre-André de Chalendar, Presidente e CEO Global do Saint Gobain Group; Michael C. Bush, CEO global da GPTW e Milton Beck, CEO do LinkedIn Latam, para discutirem sobre as iniciativas das empresas para a promoção da equidade de gênero e as dificuldades em colocá-las em prática.

Segundo os convidados, para haver mudanças efetivas é fundamental que os CEOs incentivem projetos que estabeleçam metas para diversidade e inclusão. "Existe uma grande necessidade de comprometimento e precisa vir do topo. É necessário enviar uma mensagem muito forte, indicando a direção", explica Pierre-André de Chalendar, Presidente e CEO Global do Saint Gobain Group. "Você precisa criar metas e monitorá-las porque a mudança não vai acontecer por acaso. Se não existir uma ação bem desenhada, nós não vamos progredir", concluiu.

Para o Carmine Di Sibio, Presidente e CEO global da EY, o caminho para a ascensão das mulheres é longo. "Precisamos começar e fazer com que seja sustentável. É necessário colocar isso na cultura das empresas e criar processos. Ainda vai levar algum tempo, mas não podemos chegar onde estamos e começar a andar para trás", explica.

Milton Beck, CEO do LinkedIn Latam, complementou afirmando que "nós identificamos algumas ações que podem ser tomadas por empresas para ajudar a aumentar a diversidade e inclusão. Uma delas é que a mudança deve vir em efeito cascata, partindo da liderança. É importante treinar todos os funcionários para realmente construir uma cultura inclusiva".

Os convidados também dividiram dados relevantes sobre a presença da mulher em cargos de alta liderança. De acordo com Di Sibio, pesquisa realizada pela EY em parceria com o instituto Peterson, mostrou que empresas que tenha pelo até 30% de mulheres na liderança alcançam 15% a mais de vendas. Beck também trouxe dados do LinkedIn sobre pesquisas das empresas brasileiras de 2019. Segundo ele, de 250 empresas, 65% dos funcionários com educação superior são mulheres, mas apenas 16% ocupam cargos executivos e somente 3% são presidentes.

De acordo com os CEOs, a importância na promoção de mulheres dentro das empresas está diretamente relaciona à valorização do trabalho feminino e ao apoio ao crescimento de carreira. "Vale manter em mente que uma ótima empresa para as mulheres trabalharem é um ótimo lugar para qualquer um trabalhar, afirmou Michael C. Bush, CEO global da GPTW. E completou: "eu viajo o mundo inteiro trabalhando e nas empresas eu não vejo tantas mulheres. Eu sei que as estatísticas de algumas empresas estão fortes, mas de forma geral, não parece que nós progredimos. Em termos de capital humano, o que gera mudança são as promoções, elas são mais importantes que as contratações porque faz com que as pessoas vejam que realizando um bom trabalho e evoluindo com os feedbacks você pode crescer.

"Nós trabalhamos junto com as corporações para ajudá-las a encontrar maneiras de superar as dificuldades para promover a liderança feminina. O nosso objetivo com o evento foi envolver os homens para que eles nos ajudem a melhorar a diversidade dentro da liderança das empresas. Estamos na sexta edição do evento e observamos um crescente interesse nesse debate. No início era difícil encontrar CEOs dispostos a falar sobre diversidade. Hoje, a grande maioria dos CEOs das grandes corporações globais já trouxe esse tema para a estratégia de suas empresas e quer falar a respeito, finaliza Silvia Fazio, presidente da WILL.

O evento contou com o apoio da Goldman Sachs, Microsoft, jornal O Estado de S. Paulo e The Banker. É possível assistir o evento na íntegra acessando: http://www.facebook.com/economiaestadao/videos/1007988686352862

Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:

Security code Atualizar