Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

4 benefícios de investir na segurança do trabalho

Venha descobrir os principais benefícios de apostar na segurança do trabalho!

Muito se fala sobre a importância da segurança do trabalho atualmente. Afinal, é fundamental gerar um ambiente de trabalho agradável e seguro para que o colaborador possa executar suas atividades sem colocar a sua integração física e mental em risco.

Dessa forma, podemos afirmar, com segurança, que não só o colaborador é beneficiado com os investimentos em segurança do trabalho, mas também a própria instituição.

Isso porque um acidente de trabalho pode afetar o futuro e a imagem da organização. E quando falamos em segurança do trabalho, não estamos apenas nos referindo a segurança básica, como a instalação de um sistema de alarme de incêndio.

Mas sim, a segurança no trabalho envolve um conjunto de atitudes e ações para promover a segurança e bem-estar dos funcionários!

Além disso, é importante ressaltar que um acidente causado por pura negligência da empresa pode gerar uma série de prejuízos, tais como paralisação das atividades, despesas hospitalares, ações trabalhistas, disseminação negativa no mercado, entre outros.

Mas, afinal, quais são os benefícios de investir na segurança do trabalho? Pensando em responder a essas e outras perguntas, listamos, a seguir, as maiores vantagens de apostar em um ambiente de trabalho seguro e agradável para a equipe. Continue lendo!

Redução de acidentes

Embora pareça óbvio, a redução de acidentes é uma consequência da segurança do trabalho. Inclusive, quando você adota medidas de segurança, é possível seguir o principal objetivo das ações preventivas: a diminuição de incidentes.

Com isso, além de reduzir significativamente os índices de acidentes, é possível manter a integridade física do colaborador e, por consequência, aumentar a produtividade. Isso em qualquer nicho, principalmente em indústrias, como indústrias de catalisador para tinta, entre outros.

Nesse sentido, vale ressaltar que algumas atitudes simples podem fazer toda a diferença no ambiente de trabalho, como disponibilizar os equipamentos de proteção individual (EPI’s) e alertar os colaboradores sobre os riscos de cada área.

Aumento da produtividade

Outro ponto importante da segurança do trabalho é o aumento da produtividade. Ao investir em um ambiente de trabalho seguro, o colaborador automaticamente percebe que a empresa se preocupa com ele e valoriza o seu bem-estar.

Dessa forma, é possível notar um aumento significativo na produtividade, contribuindo, inclusive, com os resultados da empresa.

Além de que, quando os riscos são reduzidos, aumenta-se o foco na produção e nas atividades corporativas, como no processo de serviço de solda, entre outras funções operacionais que requerem mais segurança.

Satisfação do funcionário

Os recursos aplicados na segurança do trabalho não vão apenas refletir no aumento da qualidade dos serviços da empresa, mas também na melhora de qualidade de vida e satisfação dos colaboradores.

Com isso, a equipe terá a segurança necessária para realizar suas atividades, sem riscos, desempenhando suas funções da melhor forma possível. Isso mostra que os funcionários são essenciais para a empresa e que fazem toda a diferença para o alcance dos resultados!

Fortalecimento da imagem da empresa

Por fim, outro benefício da segurança do trabalho é que, com ela, é possível fortalecer a imagem da empresa no mercado.

Assim, a companhia se diferencia da concorrência, pois visa a valorização e a segurança do funcionário!

Além do mais, vale mencionar a responsabilidade social, que é um fator determinante para gerar visibilidade de mercado e trazer mais credibilidade para as empresas.

Com isso, sua companhia não será bem vista apenas pelo público interno, mas também por clientes, fornecedores, parceiros comerciais e distribuidores!

Gostou do nosso post sobre os benefícios de investir na segurança do trabalho? Conta pra gente!

Esse artigo foi escrito por Rafaela Ricardo, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo