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O que esperar do marketing em 2021

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Se 2020 deve ser celebrado como um ano marcado pela ascensão dos influenciadores digitais, que tiveram as atenções do público multiplicadas em meio à pandemia do covid-19, 2021 pode até consolidar a presença desses profissionais no dia a dia dos consumidores, mas não, contudo, sem uma qualificação das pessoas que se propõem a realizar tal trabalho. Assim como ao consolidar os investimentos de marketing digital no próximo ano, as empresas estarão cada vez mais seletivas em busca de assertividade.

As apostas crescem, mas o direcionamento desses recursos vai estar cada vez mais alinhado a um bom planejamento estratégico, que observará para onde estão se deslocando os diferentes públicos; que canais são mais acessados por eles; e quais ferramentas tecnológicas estão em alta, e podem contribuir para melhorar a jornada do consumidor.

Com a audiência da internet atingindo proporções estratosféricas ­ -são mais de 800 milhões de telespectadores acessando lives ao redor do mundo, por exemplo - a experiência dos usuários será cada vez mais valorizada. Daí a busca pelo máximo de personalização passa a ser o primeiro mandamento em 2021. Portanto, os canais de atendimento ao cliente exigirão atenção redobrada, com a finalidade de estreitar substancialmente a relação com os usuários.

Mais do nunca, a qualidade do marketing do conteúdo vai falar alto em 2021. É notório o engajamento sempre dependeu e vai depender cada vez mais disto. E vai se destacar quem apresentar as melhores soluções às necessidades dos consumidores por meio da oferta de informação qualificada na hora certa.

Outra ferramenta indispensável para o sucesso do marketing digital é a tecnologia. E como em outros setores, em 2021, deve se destacar a Inteligência Artificial.

No atendimento ao cliente, por exemplo, a tecnologia é utilizada para automatizar os processos, bem como desenvolver robôs de atendimento ou assistentes virtuais - conhecidos como chatbot - para interagir com o cliente via chat de site, rede social e aplicativos, entre outros. E os benefícios não param aí.

O poder de alcance e a capacidade de disseminar os anúncios pagos, por meio da mídia programática, de acordo com os hábitos dos consumidores, tornam a IA uma aliada inigualável para se aumentar a conversão.

Monetizar conhecidas ferramentas de marketing que se renovam constantemente nas redes sociais é outra estratégia de valor inestimável. O story, por exemplo, que impulsionou velozmente o Instagram, é uma prova dessa tendência: conteúdo curto, temporário e que traz alto engajamento.

É recomendável ainda toda a atenção aos recursos audiovisuais que estão ditando os costumes dos novos tempos. Podem fazer diferença todos os formatos: podcasts, vídeos e audiobooks, entre outros.

Enfim, todos esses recursos têm capacidade de diversificar o conteúdo, melhorar o engajamento, estreitar relacionamento com diferentes públicos e adicionar ainda mais valor ao marketing digital.

*Thiago Cavalcante é diretor de atendimento e novos negócios na Inflr e Adaction Brasil


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