Os piores erros de UX ao desenvolver um produto (e como resolvê-los)

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Lais Pagoto

Kris Basque - Divulgação Kris Basque - Divulgação

Por Kris Basque

Falar em UX (User Experience) está na moda. Mas, antes de acreditar que essa é apenas mais uma tendência de mercado, é preciso entender sua importância para marcas, produtos e, principalmente, para os clientes. O que nos faz consumir um produto é justamente a sensação agradável que ele transmite. Quando pensamos em um artigo digital, como um site, nosso tempo de permanência online é diretamente proporcional a sua usabilidade e capacidade de entregar fácil e rapidamente o que estamos procurando. Em relação a produtos físicos, não é diferente: tudo é feito para nos agradar desde o primeiro momento – ou, pelo menos, deveria.

É por meio dessa metodologia que definimos regras de usabilidade, que acompanham todo o processo de desenvolvimento de um produto. O UX não acaba na entrega do layout e vai muito além do que os olhos podem ver. Por exemplo: um servidor superlento ou um sistema com uma performance ruim afeta diretamente a experiência dos usuários. Então, o UX acompanha o processo de desenvolvimento antes e depois do produto ser desenvolvido.

E quando isso não é levado em consideração? – É aí que nos deparamos com usuários frustrados, que se afastam das marcas e contribuem para que elas tenham uma reputação ruim. Trabalho com UX há mais de 20 anos e já me deparei com alguns erros recorrentes na hora de desenvolver um produto:

Apaixonar-se pela solução, não pelo problema;
Falta de consistência;
Falta de atenção a regras de acessibilidade;
Escolhas ruins de tipografia;
Layouts muito poluídos.

Entretanto, o principal erro é assumir que temos a resposta para os problemas dos usuários sem ao menos conversar com eles, independentemente de o produto ser digital ou não. Nossa intuição e experiência sempre nos ajuda a trilhar parte do caminho, mas é preciso ouvir a dor do usuário antes de pensar em oferecer uma solução.

Como evitá-los? – Busque entender para quem você está criando a solução. Algumas informações importantes são: faixa etária, gênero (se tiver), classe social, hábitos etc. Tudo isso ajudará a construir a persona – ou o consumidor ideal daquela marca. Você é a voz do usuário, portanto, escute o que ele tem a dizer e use o depoimento do usuário para desenhar um produto melhor!

Esse estudo pode ser feito a partir de entrevistas ou conversas diretas com os usuários, testes de usabilidade, Mapa da Empatia, Testes A&B e pesquisas qualitativas e quantitativas. Em outras palavras, converse com os seus usuários: você irá ficar surpreso com a quantidade de coisas que pode descobrir durante esses papos.

Produtos digitais merecem atenção – Para esses, a primeira recomendação é apaixonar-se pela dor do seu cliente, não pelo que você está disposto a oferecer. Tenha clareza na hierarquia de conteúdo do site ou aplicativo, mantenha a consistência e aplique regras de acessibilidade, como facilitar o trabalho de um leitor de tela.

Escolha bem a tipografia que será utilizada. Adote uma linguagem simples: todos que tiverem contato com o seu produto deverão ser capazes de compreendê-lo. Elimine tudo que não for necessário e deixe somente o essencial: lembre-se, menos é mais! Ninguém gosta de entrar em um site poluído visualmente, tente deixá-lo o mais agradável à vista possível.

Antes de lançar seu produto, faça testes de usabilidade, buscando identificar o que pode ser melhorado ou pode ter passado despercebido pela equipe. E não pense que o projeto terminou só porque foi ao ar: fique sempre atento ao feedback dos usuários, você poderá aprender coisas valiosíssimas!

Por fim, o essencial para qualquer iniciativa focada em UX é se colocar no lugar do usuário ao desenvolver um produto. Nós, designers, precisamos desenvolver um talento para pesquisar e entender mais sobre os usuários. Entender a dor deles é a melhor forma de buscarmos soluções criativas para resolver seus problemas. Assim, criamos uma legião de usuários felizes e satisfeitos e marcas comprometidas a entregar produtos com valor!

Kris Basque é Head de Design na Neotix. Possui mais de 20 anos de experiência em Design, Estratégias de Inovação e Transformação Digital.

Sobre a Neotix Transformação Digital

A Neotix Transformação Digital une estratégia, UX (User Experience), tecnologia e empatia para conectar empresas e clientes. Com mais de 20 anos de experiência, ela usa as mais modernas tecnologias para projetar produtos e serviços digitais que conquistam pessoas.