A comunicação a serviço da empresa
Beti Sefrin (*)
Aparentemente toda empresa tem comunicação. Mas será que realmente toda comunicação funciona? Quantas empresas fazem uma comunicação pensada, estratégica? Muitas ainda são aquelas que a fazem apenas para cumprir os protocolos básicos, para vender seus produtos formalmente. Poucas se comunicam de fato com suas equipes e seus públicos.
É preciso perceber como é possível otimizar processos e oportunidades, encurtar caminhos e aplacar crises utilizando o potencial da comunicação. O mais comum, no entanto, é minimizar a comunicação.
É claro que regras têm exceção e há organizações que têm essa visão de melhor performance da comunicação em seus resultados, não só nos ligados diretamente às relações, mas também na conta final de produtividade e de seu balanço financeiro.
Quem tem no seu mindset a comunicação, tem atitudes e caminhos estratégicos para atingir seus objetivos na organização. E, por consequência, desenvolve as ferramentas para encurtar tais caminhos, como a linguagem adequada a cada canal. Mas tem de ter originalidade!
Não adianta repetir estratégias bem-sucedidas, pois cada caso é um caso e cada pessoa é única, em situações únicas. Tudo deve ser vivido e sentido, o momento é único, a situação é única e para tanto o pensamento também é único.
Temos de pensar que quando nos deparamos com um caso a ser resolvido, o olhar deve ser abrangente e sem preconceitos. O conteúdo das abordagens deve ser criteriosamente pensado, sentindo e praticado com empatia, a fim de perceber os resultados da ação, mesmo antes de realizá-la.
Isso porque os universos são diferentes, as visões são plurais e os sentimentos, então, cheios de nuances. Tudo vem carregado de experiências únicas, desde a constituição familiar, até o vivido individualmente. Envolve crenças, conhecimento, discernimento e entendimentos variados.
A comunicação empresarial tem alma. E cada uma está inserida em um contexto a ser considerado. Naturalmente. Mas será que realmente esse universo é considerado?
Do ponto de vista prático, primeiro temos que entender o contexto e a situação especificamente no caso de uma crise ou necessidade pontual; depois pensar em caminhos e sensibilização. Aí, então, a estratégia já deve estar presente nas ações escolhidas, como caminho para resolver a questão.
Comunicação estratégica é para todos e em todas as situações, seja para mostrar sucesso ou para dirimir uma dificuldade. Uma empresa em situação de risco pode e deve lançar mão de comunicação estratégica, pois pode sensibilizar os públicos de várias formas e não necessariamente diretamente.
Pode ainda mostrar outros aspectos de seus produtos, pode mostrar a trajetória da empresa conferindo-lhe credibilidade, mostrar seu valor social, e suas possibilidades mercadológicas. Internamente provocar o orgulho dos colaboradores por estar na empresa, conscientizá-los de momentos vividos e sobre os valores da empresa e dos produtos/serviços elaborados.
A comunicação de fato é a alma dos negócios!
* Beti Sefrin é conselheira da Orchestra Comunicação Empresarial e Head estratégica na Insider2
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>
Adicionar comentário