Brasil,

Profissionais do Futuro: quais habilidades e competências serão exigidas para os profissionais globais

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Trio Comunicação
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Profissionais do Futuro: quais habilidades e competências serão exigidas para os profissionais globais

A tecnologia e a transformação digital já vêm mudando a passos largos o mercado de trabalho e, consequentemente, os profissionais que nele atuam. A pandemia da COVID-19 acelerou esse processo em todo o mundo. Quem é o profissional do futuro? Quais habilidades e competências precisa desenvolver para se manter competitivo no mercado? Como precisa se relacionar com as novas tecnologias?

Segundo o consultor de carreira e negócios da ESIC Internacional, Alexandre Weiler, o profissional do futuro será uma junção de habilidades adquiridas, inteligência emocional e conhecimento tecnológico. O consultor sugere que para se manter ativo e atualizado com o mercado, é preciso incorporar uma análise constante do perfil, pontos positivos e que precisam melhorar, além da busca constante para potencializar suas habilidades e competências.

A preocupação com a performance profissional não está apenas ligada a novos conhecimentos e habilidades. “Para se adaptar às mudanças do mercado e às novas tecnologias, a inteligência emocional é hoje ponto crucial para alcançar o sucesso profissional”, afirma Weiler, sugerindo que os esforços sejam sempre direcionados meio a meio, levando em conta emocional e competências profissionais.

No currículo, os profissionais colocam suas habilidades adquiridas ao longo da trajetória educacional: cursos, faculdades, formação, pós-graduações. Porém, cada vez mais as habilidades emocionais ganham peso para definir se um profissional é bom ou não. “As habilidades emocionais distinguem os profissionais que estão na média, dos que se destacam no mercado”, afirma Weiler. Essas aptidões são conhecidas como soft skills e englobam a resiliência, empatia, colaboração, capacidade de se comunicar - todas baseadas na inteligência emocional. Há quem acredite que a inteligência emocional é nata, vem junto com o ser humano. “Errado! Hoje existem diversos meios de desenvolver essas habilidades, seja em cursos, palestras, coaching ou até em sessões de terapia. Um mercado em constante mudança traz maior instabilidade, insegurança e pressão por resultados. É preciso ter boa criatividade e proatividade para acompanhar essas transformações, tolerar bem a pressão e conseguir se adaptar as mudanças, com empatia e alta capacidade para resolver conflitos”, conta.

Porém, as habilidades adquiridas também são fundamentais para os profissionais. Em um mercado de trabalho global, com a teologia cada vez mais avançada, o profissional precisa ter conhecimentos específicos e a capacidade de aplicar o seu conhecimento para executar as tarefas exigidas. Essas são as hard skills, habilidades técnicas essenciais para que o profissional execute o seu trabalho, e mantenha a agilidade qualidade dos serviços prestados pela sua empresa.

Livros, cursos, lives, pós-graduação, Master Class, conferências: seja no online ou nas salas de aula, o profissional do futuro deve estar em constante aprendizado. Segundo o consultor, o profissional hoje terá pelo menos quatro a cinco profissões ao longo da vida. “É cada vez mais raro o profissional que passa toda a vida em uma mesma área. Por isso a importância da atualização constante: toda mudança exige novos conhecimentos e quanto mais conhecimento, melhor preparo esse profissional irá apresentar”, afirma.

Sobre a ESIC Internacional:

A ESIC é uma Business School Internacional especializada em Gestão de Negócios e Marketing. Com mais de 50 anos de experiência, possui matriz em Madrid e Barcelona, 10 campus na Europa, campus brasileiro em Curitiba, acordos e convênios nos 5 continentes, especialmente E.U.A., Índia e China. A instituição atua em oito áreas: Graduação, Pós-Graduação (Master e MBA), Executive Education (cursos avançados e sob medida para empresas e formação in company), Módulos e Missões Empresariais Internacionais, ESIC Idiomas (Escola de idiomas Internacional), Colégio Internacional, Simuladores/Competições Empresariais Globais e ESIC Editora (com tradição em publicações renomadas, atualizadas e especializadas em Gestão de Negócios e Marketing). Para garantir respaldo internacional aos certificados de seus alunos, a ESIC está entre o seleto grupo que segue os padrões do Executive MBA Council (Conselho Internacional de MBAs), é membro da EFMD (European Foundation for Management Development), AACSB (Associationto Advance Collegiate Schools of Business of USA), AMBA (International Association of MBAs) e CLADEA (ConsejoLatinoamericano de Escuelas de Administración)


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar