Brasil,

O Que as Grandes Indústrias Podem Aprender Com as Startups?

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Marcella Pedroso
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

*Por Vinicius Callegari

Ao longo dos últimos anos, temos ouvido muito falar sobre o impacto positivo de algumas startups em seus setores de atuação e principalmente em como elas têm transformado diversos segmentos. Seja para levar inovação ou soluções disruptivas, elas também têm tido um papel essencial na economia brasileira e na geração de novos empregos.

Se pararmos para fazer uma reflexão, grandes corporações - independentemente do segmento - teriam ao seu lado soluções disruptivas que pudessem resolver alguns gargalos de operação, problemas complexos, melhorar a produtividade, gerar mais resultados e lucratividade, se não fosse a resistência que ainda se encontra nesse universo.

Falando do mercado industrial especificamente, não é mais uma possibilidade para a indústria, mas sim uma obrigação para o setor, estar aberta à inovação proveniente de outras frentes que não o seu Departamento de Pesquisa & Desenvolvimento (P&D). A era da Indústria 4.0 já chegou e se estabeleceu, e por isso vamos passar pelo caminho natural de aumentar a competitividade do segmento por meio das tecnologias digitais - que ainda são pouco utilizadas pelas grandes empresas nacionais.

Para se ter uma ideia, segundo a Associação Brasileira de Startups (Abstartups), entidade que representa o ecossistema de startups, nos últimos cinco anos, o número de startups aqui no Brasil mais que triplicou. Em 2015, a base mapeada pela instituição computou 1.451 negócios inovadores e em quatro anos (2019), esse número teve um salto de 207%, passando para mais de 13 mil. Dessas, 160 oferecem algum tipo de tecnologia para nicho industrial.

Quando olhamos para as siderúrgicas e mineradoras - considerados ainda mercados tradicionais e conservadores - implementar essas mudanças e transformações em seus legados não é uma é tarefa simples de se realizar. Por este motivo, a movimentação ainda é bastante tímida.

Claro que não dá para generalizarmos, pois há àqueles que aderiram a transformação digital e começaram a aplicar soluções em IoT, Inteligência Artificial (IA), geoprocessamento e telemetria avançada em suas atividades diárias, visando maior produtividade e até mesmo redução de custo com contratos de maquinários e operadores logísticos.

Sem mais delongas, não há dúvidas que o Brasil é um país muito fértil no ecossistema de startup, que cada dia tem surpreendido com soluções relevantes para a sociedade. Às indústrias, siderúrgicas e mineradoras cabem abaixarem a guarda e permitir uma conexão produtiva e bastante próspera.

*Vinicius Callegari é CCO e Head de Desenvolvimento Comercial da GaussFleet, maior plataforma de gestão de máquinas móveis para mineradoras e siderúrgicas


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar