Brasil,

Novo normal no mercado de trabalho

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Murilo Sarro
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

pixabay pixabay

Os últimos meses trouxeram um cenário de grande incerteza para as pessoas e empresas. O que antes era rotina, como sair para trabalhar, reuniões presenciais e até mesmo atividades como ir à padaria ou a um restaurante no horário do almoço, passou a ser restrito. E, as pessoas e empresas se viram obrigadas a criar rotinas e desmistificar alguns padrões para que o mundo não parasse.

Mas, o que de fato mudou? E, como essa transformação não só das empresas, mas do ser humano tem impactado na produtividade e no desenvolvimento dos profissionais? Falar só da desmistificação do home office e a corrida pela transformação digital, já é clichê. Os dados estão aí para não me deixar mentir. De acordo, com pesquisa do Capterra em parceria com a Gartner, 77% das pequenas e médias empresas do Brasil aderiram ao home office.

Mas, e as pessoas? Humanização e empatia talvez sejam as palavras que melhor representem este período de pandemia. Esses meses forçados em casa, fizeram com que as empresas percebessem os funcionários muito mais como seres humanos, e aprenderam a priorizar o que é realmente importante dentro da gestão de pessoas. De novo, vamos usar outra informação óbvia, mas extremamente relevante: Posso afirmar que os grandes protagonistas desta revolução, com certeza, são os times de recursos humanos e os líderes.

Vamos começar a falar dos líderes. Eles foram e são fundamentais para manter o ritmo de trabalho, produtividade e engajamento dos times. Muito já se falava da mudança destes profissionais, e a pandemia antecipou e muito o desenvolvimento deles. Primeiro, porque eles se viram obrigados a mudarem de postura e buscarem outras formas de gerenciamento, e ao mesmo tempo, entenderem que os colaboradores também precisavam de um tempo para reaprender essa nova forma de trabalhar e se adaptar.

Aquele papel que estava sendo tão cobrado, foi posto à prova. Hoje, a cobrança por horários não é mais possível, cada vez mais, a cobrança será por entregas e projetos. Reunião e feedbacks, também fizeram toda a diferença neste período, são nestes momentos que os times conseguem se aproximar, entender as necessidades e alinhar as expectativas. E, não mesmo importante, a comunicação assertiva. Talvez, essa tenha sido a habilidade mais praticada neste momento. Ter uma comunicação clara é primordial em tempo de atividades remota.

Já o recursos humanos precisou entender ainda mais a fundo a realidade de seus colaboradores, e temas como: Será que ele tem um espaço adequado para trabalhar? Internet? Troca de vale refeição por alimentação, e, principalmente, como está a saúde mental, foram os principais questionamentos das últimas pautas.

Claro, essa pandemia, abriu novas oportunidades e trouxe desafios, nunca antes imaginados, mas com certeza também mostrou alguns gaps que precisam ser revistos, e, principalmente, algumas mudanças estruturais que serão essenciais para o bom desenvolvimento do ecossistema como um todo.

O futuro ainda é incerto e novas tendências podem aparecer e outras sucumbirem, o que precisamos ter em mente é continuar nos aperfeiçoando e nos atualizando no que há de mais moderno em tecnologia, soft e hard skills, só assim estaremos melhores preparados para enfrentar esse novo futuro que já começou.

*Paulo Lira, coordenador e supervisor acadêmico da HSM University

Sobre HSM University

A HSM University oferece cursos de especialização a distância em gestão, desenvolvidos a partir de histórias de sucessos dos maiores executivos e empreendedores globais. Cursos livres e de pós-graduação voltados ao aprimoramento das competências mais requisitadas pelo mercado de trabalho e constituídos por módulos de treinamento de habilidades que farão a diferença ao colocar em prática conceito e ferramentas extraídos dos grandes pensadores da gestão do país e do mundo.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar