Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Golpe do emprego: Como identificar “vagas falsas” e não cair em uma fria

Golpe do emprego: Como identificar “vagas falsas” e não cair em uma fria

A COVID-19 também está causando prejuízo financeiro para algumas pessoas - e a culpa, neste caso, não é do vírus. A pandemia desencadeou demissões e reduziu a geração de novas vagas em março - e com mais gente sem emprego, disparou o número de fraudes e crimes cibernéticos mascarados como vagas de emprego disparou.

A Kaspersky, empresa especializada em cibersegurança, divulgou que ataques à dispositivos móveis cresceram mais de 120% somente em março, início da pandemia, mas o aumento desta prática acontece desde 2019 quando detectaram e-mails spam com a fachada da vaga de emprego. Tudo para roubar dados de pessoas desavisadas.

“Existem alguns sinais de que a vaga anunciada pode ser um golpe. Geralmente o anúncio redireciona para um site estranho, acontece uma ligação imediatamente logo após a vítima fazer o cadastro, a descrição da vaga é muito genérica e, em muitos casos, é feito um pedido de depósito para uma conta pessoal. Precisa desconfiar imediatamente” explica Gerson Adoryan, Consultor Comercial da RH NOSSA.

O link da suposta vaga chega em um e-mail ou pelas redes sociais como um fishing, termo em inglês que significa “pescaria” e que consegue roubar dados que estão no celular. A recomendação mais segura é buscar vagas apenas em sites e plataformas confiáveis, com clareza em todo o processo: “As quadrilhas podem usar o ambiente virtual para uma chamada, o que não acontecia antes da pandemia pois, os processos eram ou na agência de seleção, ou na própria empresa. Qualquer pessoa pode entrar em contato usando um nome de fachada” completa Gerson.

Dicas rápidas para não ser vítima de possíveis golpes:

- Faça cadastros em sites confiáveis, que tenham anos de experiência em processos de seleção e recrutamento;
- Se encontrar uma vaga fora deste ambiente seguro, confira se a empresa ou agência existem de verdade. Se for real, procure saber se a vaga está aberta;
- Não transfira dinheiro e nem forneça dados bancários;
- Não clique em links suspeitos e evite dar qualquer informação pessoal;
- Suspeitou que é golpe? Alerte a polícia imediatamente.

Fonte: KAKOI Comunicação


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo